Energia Solar

links patrocinados

Energia Solar

Energia Solar

A energia solar surgiu como uma fonte alternativa de produção de energia já que as mais utilizadas atualmente por todo o planeta são baseadas em recursos não renováveis ou sustentáveis, que oneram os recursos naturais da terra e causam problemas ambientais a longo prazo. O desenvolvimento de outras formas de energia, como é o caso da solar, vem para diminuir alguns impactos provocados pelos seres humanos pela má utilização e esgotamento de bens naturais. No sistema de energia solar é possível fazer uma pequena economia das outras fontes de energia, uma vez que é capaz de aquecer água do chuveiro e outros aparelhos eletrodomésticos, por exemplo.

Tecnologia empregada na energia solar

Captacao de Energia Solar

A tecnologia empregada na captação de raios solares é considerada razoavelmente simples, pois funciona através de placas estreitas, desenvolvidas para aproveitar a energia que vem do sol. Há dois diferentes tipos de placas usadas para obtenção energia solar , uma em que é possível atrair diretamente os raios de sol, traduzir-se em calor e permitir o aquecimento de água, por exemplo, e outra que é adaptada para atrair os raios do sol e transformada em energia elétrica, que pode ser utilizada em diversos aparelhos. Essa último tipo possui células fotovoltaicas, feitas com materiais capazes de realizar a condução elétrica com pouca perda.

Novo sistema usado para a energia solar

Energia do Sol

Como se trata se uma tecnologia muito recente novos sistemas para melhorar o custo e o desempenho são testados e incorporados no mercado a cada ano. A intenção é tornar a energia solar uma grande fonte alternativa de energia para diminuir os efeitos de aquecimento global que já começam a castigar parte da população mundial. Um empresa sediada em Portugal desenvolveu um sistema que consegue captar a energia durante o dia e também durante a noite. Trata-se de placas sensíveis, com alto desempenho tecnológico, que consegue captar ainda brisa e vento. A empresa de Portugal conseguiu com isso revolucionar o mercado de fabricação de placas para captação da energia solar, pois aumentou o potencial de captura em 60%, em relação as placas existentes, e conseguir diminuir os custos em 70%, em comparação com os outros sistemas comercializados.

A utilização da energia solar no Brasil

Tecnologia para Energia Solar

Nos dias atuais há no Brasil uma grande preocupação em relação a incorporação do sistema solar no projeto brasileiro de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL vem trabalhando para que a energia solar ocupe mais espaço no setor, além de publicar uma cartilha detalhada sobre o funcionamento desse tipo de energia. A energia solar também é vista como uma forma de a energia chegar a comunidades mais carentes ou sem acesso a produção de energia tradicional, como em comunidades ribeirinhas ou indígenas.

Custos de instalação da energia solar

A energia solar também só não é usada amplamente no Brasil infelizmente porque seus custos de produção e instalação ainda são muito altos. Apesar de ser um tipo de energia renovável, abundante, limpa, etc, ainda não é possível sua implantação em larga escala por conta das políticas desenvolvidas no setor serem muito parcas ainda.

Instalacao da Energia Solar Aparelhos para Energia Solar

Pesquisar
Artigos Relacionados