Energia Eólica

links patrocinados

Energia Eólica

Energia Eólica

Sobre a Energia Eólica

Grande parte da nossa energia vem de fontes renováveis, como é o caso das usinas hidrelétricas. Porém, além desta forma tradicional, existem outras fontes de energia sustentável que não prejudica o meio ambiente, nem compromete o uso dos recursos ambientais. A energia eólica é um exemplo disso.

A energia eólica é aquela produzida a partir do vento. Desde a antiguidade utiliza-se o vento como fator de geração de energia, que aplicada a determinado equipamento, torna-se energia mecânica. Por exemplo, nos antigos moinhos de farinha. Outro exemplo em que se utiliza a energia eólica é para mover barcos a vela.

Como funciona

A energia eólica é bastante utilizada hoje para mover os aerogeradores. Eles são turbinas bastante grandes que são colocados em lugares que ventam bastante. Sua estrutura parece com a de um catavento. A partir do vento, ele entra em movimento e, através de um gerador de energia, ele produz energia elétrica.

A produção de energia eólica deve ser bem pensada para se tornar rentável. Não basta simplesmente colocar um aerogerador aqui e outro acolá; é preciso criar parques, ou seja, espaços que contenham bastante destes equipamentos para que produção dessa energia seja suficiente.

Caso a idéia seja de alimentar áreas onde a rede de transmissão de energia não chega, a utilização de aerogeradores isolados é eficaz, mas não será rentável da mesma forma.

Futuro

Este tipo de energia promete bastante no futuro. Ela é uma das mais promissores fontes de energia naturais, principalmente porque ela é uma energia limpa, ou seja, renovável. Ela pode ser utilizada para substituir os combustíveis fósseis, que são fonte de energia esgotável e não-renovável – além de ajudar também na minimização do efeito estufa.

O Brasil é um país que tem bastante potencial nesta nova fonte de energia, principalmente porque não necessita de água, como é o caso das hidrelétricas. Com a freqüente preocupação com a falta de água potável no mundo num futuro não muito distante, a energia eólica vem para mostrar que uma alternativa é possível e não custa muito caro. Já em países que não possuem quase bacias hidrográficas, essa opção se torna fundamental para a geração de energia.

 

Eólica Residencial

Eólica Residencial

Sobre a Eólica Residencial

Hoje, uma das maiores preocupações está em proteger o meio ambiente. Uma das formas mais práticas, é optar por fontes renováveis de energia, que significa deixar e utilizar objetos que funcionem a partir da combustão de derivados fósseis, como o petróleo. A energia limpa, pode ser utilizada através do sol ou até mesmo dos ventos.

As placas de aquecimento solar já estão populares no Brasil, mas já pensou em instalar um gerado eólico na sua casa? Isso é possível. Nos países desenvolvidos a opção já está sendo utilizada por pessoas que desejam produzir a sua própria energia e estão preocupadas com o meio ambiente.

Como funciona energia Eólica residencial

Já estão disponíveis no mercado várias marcas que oferecem os gerados eólicos. Os geradores são instalados no topo de uma pequena torre, que faz a conversão da energia cinética do vento em eletricidade de qualidade que pode ser utilizada por qualquer sistema elétrico de uma casa ou um pequeno negócio.

A instalação permite que a residência seja servida tanto pelo gerador eólico como a concessionária de energia loca. Se o velocidade do vento que for captada não for suficiente para produzir eletricidade, não vai haver saída do gerador e toda a demanda necessária do gerador e a quantidade de energia comprado é proporcionalmente diminuída.

Se o gerador eólicos produzir mais energia do que a casa precisa, o contador acaba girando para trás e cria um crédito que pode ser utilizado mais tarde. Todo o processo é feito automaticamente, sem precisar de qualquer interação do proprietário.

Indicação da energia eólica residencial

A instalação dos geradores é indicada para regiões que possuam ventos médios de pelo menos 4.5m/s. É possível verificar a velocidade do vento da sua região pelo site do Centro de Referência para Energia Solar e Eólica (CRESESB).

Preços energia eólica residencial

A instalação completa dos gerador pode variar de acordo com as condições locais e também da altura da torre. A maioria dos modelos disponíveis no mercado custam entre R$ 30.000 a R$ 50.000. Apesar dos preços altos, com a energia eólica é possível acabar com a conta luz e economizar dinheiro.

 

 

 

 

 

 

GD Star Rating
loading...
Energia Eólica, Nota: 3.5 de 5 com 6 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados