ENCCEJA

links patrocinados

ENCCEJA

ENCCEJA

Agora em março serão divulgadas as médias do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2008. Para ter acesso às informações é necessário que o participante visite a página eletrônica do Inep, munido do seu número de inscrição. Além da divulgação pela Internet o boletim individual de desempenho também será encaminhado pelos correios para o endereço indicado na inscrição.

O que é ENCCEJA?

De acordo com o Inep, o Encceja é um instrumento que avalia as competências e habilidades de jovens e adultos que estejam terminando o Ensino Fundamental e o Ensino Médio’, sendo esse seu principal objetivo.

O Encceja é um exame voltado para as pessoas que não tiveram oportunidade de acesso às atividades escolares de forma regular na idade apropriada.
O participante é submetido a uma prova e, se alcançar a média mínima exigida, tem direito a um certificado de conclusão daquela etapa educacional.

Ministério da Educação

O responsável pelo Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (o Encceja) é o MEC, Ministério da Educação. Este ministério foi criado no dia 14 de novembro de 1930 e seu atual ministro é o político e advogado Fernando Haddad. Seu orçamento anual previsto é de 40 bilhões de reais.

Presidente responsável pela criação do Ministério da Educação

Ele foi criado através do decreto nº 19 402, tendo como primeiro nome o de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. O presidente responsável pela sua criação foi Getúlio Vargas, sendo ele também o responsável por todos os estudos e despachos realizados frente aos assuntos de saúde pública, ensino público e assistência hospitalar.

A Saúde ganha o seu próprio Ministério

Sete anos depois, o Ministério criado por Vargas passou a ser chamado de Ministério da Educação e Saúde, tendo assim suas limitações voltadas apenas para a educação e para a saúde pública. Somente no ano de 1953 é que a Saúde ganha um próprio Ministério, e a Educação passa a ter o seu próprio também, através da lei nº 1 920, do dia 25 de julho de 1953 é que o Ministério ganha o nome que contém até hoje, o Ministério da Educação, MEC.

 

Enem 2012 inscrições abertas

Enem 2012 inscrições abertas

Sobre o Enem 2012

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi uma prova criada pelo Ministério da Educação do governo federal brasileiro, com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes de todas as escolas, sejam privadas ou públicas, do Brasil. Instituído no ano de 1998, no Governo do Fernando Henrique Cardoso, hoje é o maior exame do Brasil, que conta com aproximadamente quatro milhões de inscritos em quase todas as cidades do país.

Enem no Governo Lula

No Governo Lula, o exame começou a ser utilizado como exame de admissão para o ensino superior em universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada, o SISU. Ainda, a prova também é feita por pessoas que tem o interesse de conseguir uma bolsa do Programa Universidade Para Todos, o Prouni, outro programa feito também na gestão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

No ano de 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio começou a servir como certificado para os alunos do curso médio de Educação de Jovens e Adultos, que é o antigo supletivo. Assim, ele substituiu o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos.

Idealizador do exame

Quem foi o idealizador do Exame foi o então ministro da educação Paulo Renato Souza. Foi a primeira criação de um sistema que iria avaliar o ensino num sistema geral no Brasil. Seu princípio era avaliar os alunos para que, verificados o cruzamento de dados, pudessem o governo federal, através do Ministério da Educação, aplicar políticas públicas para que pudesse melhorar o ensino básico do país.

Novo Enem com o Ministro Fernando Haddad

No ano de 2009, o atual ministro da educação, Fernando Haddad, apresentou uma proposta de unificar o vestibular para as universidades federais do Brasil, utilizando assim um novo parâmetro para a prova do Enem.

Seu intuito era facilitar a locomoção dos estudantes que visam fazer vestibular em outras localidades, não venham a sofrer por problemas financeiros, entre outros, para realizar a prova. Assim, os processos de admissão das universidades públicas federais, seriam feitas através de uma prova única no Brasil inteiro, dado maior acessibilidade para as pessoas.

Enem 2012

O Enem 2012 será realizado pelo INEP no final do ano de 2012. As inscrições ainda não estão abertas. É esperada em breve a divulgação da data do Enem e do início das inscrições. Maiores informações sobre a prova pode ser obtida através do site do Enem Inep.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados