Eisenbahn Blumenau

links patrocinados

Eisenbahn Blumenau

Eisenbahn Blumenau

Sobre o Eisenbahn Blumenau

O brasileiro adora tomar cerveja, isso é um fato. No entanto, quando se fala em cerveja boa e de qualidade muita gente pensa que as importadas são as melhores e incomparáveis. Pois fiquem sabendo que, no Brasil, existe uma marca que produz cerveja artesanalmente e que se preocupa e muito com qualidade, sabor e textura. Estamos falando da Eisenbahn, que é produzida na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

História

As pessoas podem dizer que não conhecem a Eisenbahn porque ele é uma cerveja relativamente nova. Sua história começou em 2002 com a família Mendes, cujos membros sempre foram apaixonados pela bebida. No entanto, os idealizadores da nova cerveja não estavam satisfeitos com a pequena quantidade de cervejas disponíveis no mercado.

Foram várias as visitas a cervejarias na Europa (mais precisamente na Alemanha e Bélgica) e nos Estados Unidos. A família ainda contou com o know-how de 30 anos de um mestre cervejeiro vindo especialmente da Alemanha para trabalhar na elaboração do sabor da nova cerveja brasileira.

Entrando no mercado

Exatamente no mês de julho de 2002, a Cervejaria Sudbrack começou a funcionar oficialmente e houve o lançamento da marca EISENBAHN, que em alemão significa “ferrovia”. O nome foi escolhido por conta de uma antiga linha de trem que está situada ao lado da nova fábrica na cidade de Blumenau.

Além do hino, foram apresentadas ao publico três tipos diferente de chopp. O primeiro e’ o Pilsen, com origem tcheca. A segunda pertence ao estilo alemão e recebeu o nome de Dunkel. E a terceira, cuja origem remete à Bélgica, é a Pale Ale.

Prêmios

E não demorou muito para a Eisenbahn ganhar o gosto do público e receber muitos elogios. A história de sucesso dessa cerveja, que não tem nem 10 anos de existência, já está repleta de prêmios. Em competições internacionais, a Eisenbahn subiu ao pódio várias vezes em países como Argentina, Estados Unidos, Alemanha e Austrália.

Visitação Eisenbahn Blumenau

Ficou interessado na cervejaria e curioso para conhecer? Pois a Eisenbahn oferece visitas na sua fábrica em Blumenau. Desembolsando baixos valores, os turistas podem visitar cervejaria e provar as variedades de chopps preparados por ela. As visitações acontecem de hora em hora e não é preciso agendamento prévio.

 

Como é feita a cerveja sem álcool

Ela é a bebida preferida dos brasileiros, seja em um barzinho com os amigos, seja em casa com a família, para acompanhar o churrasco ou apenas no happy hour no final do dia. A cerveja é a bebida mais popular no país, a quem goste de saborear apenas um dos tipos e também existem aqueles que gostam de qualquer tipo de cerveja. E para aqueles que não podem, ou não gostam de consumir o álcool também podem saborear a cerveja. É a cerveja sem álcool veja como ela é feita.

Cerveja sem álcool e com álcool

A cerveja sem álcool tem aumentado sua produção no Brasil, isso porque a procura pelo produto tem apresentado crescimento no mercado.

Como é feita a cerveja sem álcoolCerveja sem álcool

Hoje em dia o país ainda não está entre os maiores consumidores como Alemanha, Estados Unidos e Espanha que já chegam a 5% do consumo total de cerveja, a não alcoólica. No país, apenas 0,75% do consumo de cerveja é desse tipo de cerveja.
Mas ao contrário do que alguns imaginam, trata-se sim de um produto saboroso, e que tem uma quantidade pequena de álcool, que vai de 0,02% no mínimo ao máximo de 0,5%. A cerveja sem álcool conta com 100 KJ, e com 24 kcal.

Como fazer cerveja sem álcool

Percentual de álcool

No entanto atualmente já existem alguns processos que conferem a cerveja somente 0,0% do álcool. Sendo que para conferir esse resultado é interrompido o processo de fermentação, isso é feito antes da quantidade do álcool representativa ser completada.
É importante frisar que a cerveja sem álcool não é do totalmente sem álcool, mas o percentual é quase isento.

Como é produzida cerveja sem álcool

Cerveja sem álcool como é produzida

Existem duas formas de fazer a cerveja sem álcool, sendo que uma delas, não tem álcool no processo de produção. Enquanto que as cervejas feitas a partir da interrupção da produção. Quando a cerveja é produzida, passa por várias etapas, sendo que uma delas é a de fermentação onde são usados vários tipos de levedura. A cerveja é feita de um líquido composto po lúpulo, água e malte, que recebe o nome de mosto. Em geral a produção da cerveja normal é feita em temperaturas de doze graus, enquanto que no caso das cervejas sem álcool, o procedimento é reduzido a seis graus.
Depois disso, é passado o líquido a vácuo, é nessa fase que a quantidade de álcool presente é retirada, e no máximo apenas 0,35% vão restar de álcool. A quantidade de álcool presente é no entanto considerada pela legislação insignificante, ao considerar os efeitos alcoólicos.

Cerveja sem álcool

Microfiltragem

Outra forma de retirar o álcool ainda é utilizando os filtros microfiltragem. Isso porque se forem alterados a pressão, a temperatura e o tempo, você consegue também fazer a manipulação da quantidade do álcool obtido finalmente, e assim pode chegar a cerveja sem álcool.
Além disso, alguns procedimentos mais complexos, são feitos utilizando maquinário que tem sistema de membranas para retirar o álcool.

Pesquisar
Artigos Relacionados