EFOMM Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

links patrocinados

EFOMM Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

EFOMM Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

Sobre a EFOMM

Por mais que pareça uma realidade distante, muitos brasileiros tem o sonho de estarem aptos a fazerem parte de algum dos segmentos do exército brasileiro. Para estes, serem aceitos pela instituição desejada pode ser mais difícil do que passar em uma prova de seleção de vestibular. Por isso, quem tem certo que quer fazer parte da carreira militar deve pensar bem antes de se comprometer e escolher qual segmento prefere.

Possibilidade profissional

Entre as opções que o exército brasileiro oferece aos seus cidadãos está a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Para fazer parte da instituição que prepara os jovens brasileiros para a Marinha não é tão fácil, pois a mesma estabelece uma série de requisitos básicos para fazer a seleção.

Primeiramente, a EFOMM só aceita brasileiros natos ou naturalizados. Em seguida, a Marinha Mercante exige que os interessados em fazer parte do seu quadro sejam solteiros, que não vivam em concubinato, não tenham nenhum contrato de união estável e que também não tenham filhos.

Caso alguma dessas situações tenham acontecido antes do período no qual o interessado possa concorrer a uma vaga da EFOMM, a situação deve estar revertida. Porém, a partir do momento em que o candidato tem filhos, não tem mais como fazer a inscrição para se tornar um membro da EFOMM.

Condições para entrar

Outro fator importante para a Marinha Mercante é a faixa etária daqueles que estão prestes a aprender mais sobre esse setor do exército. No caso, a idade mínima para se inscrever é de 17 anos, enquanto a máxima é de 23. A limitação da faixa etária contribui com os outros critérios de seleção, pois os jovens ainda são novos para terem famílias e compromissos mais sérios.

Além disso, a EFOMM exige que seus candidatos tenham concluído o Ensino Médio ou algum curso que tenha a equivalência desse período escolar. Essa fase deve estar concluída antes da realização da pré-matrícula.

Para conferir as outras exigências que a EFOMM definiu para escolher seus candidatos basta acessar o site oficial da instituição. Assim, o internauta consegue ver detalhadamente quais são os primeiros passos para conseguir fazer parte da Escola de Formação da Marinha.

 

Provas e Edital EFOMM

Provas e Edital EFOMM

Sobre a EFOMM

Servir o seu país, defender as fronteiras nacionais e fazer parte das Forças Armadas de uma nação. Esse é o sonho de muito brasileiros, porém não tão fácil de ser alcançado. Para o provimento de qualquer vaga no funcionalismo público é necessário que se abra um concurso público e que se faça um processo seletivo rigoroso.

Para adentrar a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante não seria diferente. Os candidatos devem passar por uma seleção dura e exames importantes até que estejam aptos a serem incorporados ao quadro de oficiais.

Processo Seletivo

Todo o processo de seleção é feito e supervisionado pelo CIAGA (Centro de Instrução Graça Aranha). Tudo começa com a inscrição, feita no site do próprio CIAGA. Para que a inscrição seja efetivada, o candidato deve cumprir algumas condições, entre elas: ser brasileiro, não ser casado (nem em união estável) e não ter filhos, ter idade entre 17 e 23 anos durante o período de seleção, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter pelo menos um documentos oficial com foto e possuir CPF.

Vale ressaltar que a taxa de inscrição também deve ser paga dentro do prazo, caso contrário o ingresso no concurso público é invalidado.

Provas

Após a efetivação da inscrição, o candidato tem de fazer cinco provas. Elas são de português, inglês, redação, matemática e física. São eliminados nessa fase os candidatos que não atingirem o mínimo de 50% em cada uma delas. Aqueles que ultrapassarem esse mínimo ficam classificados e os mais bem posicionados são convocados para a próxima etapa do concurso.

No momento, não há concurso aberto para a Efomm, contudo, em períodos de divulgação e inscrições para os concurso da escola, os editais ficam disponíveis no site do CIAGA.

Demais fases

Depois de classificados na prova de conhecimentos, os futuros Oficiais devem passar por exames médicos. O primeiro é o de saúde, que verifica se o candidato está apto para as atividades que deverá exercer.

Se for aprovado nos exames de saúde, o candidato deverá fazer o exame de suficiência física para comprovar que é capaz fisicamente de aguentar a rotina de exercícios. As provas são de corrida e natação.

Quase na fase final, os aprovados no exame devem ser avaliados psicologicamente. Para entrarem de fato no Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, os candidatos devem ser aprovados no período de adaptação.

GD Star Rating
loading...
EFOMM Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, Nota: 2.0 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados