EEAR Guaratingueta

links patrocinados

EEAR Guaratinguetá

EEAR Guaratinguetá

Em 1941 foi criada, no Rio de Janeiro, a Escola de Especialistas da Aeronáutica, para a formação de sargentos especializados para atuarem na aeronáutica. Com o início das batalhas da segunda guerra mundial ficou evidente que o Brasil precisava de mais profissionais capacitados e a EEAR instalada na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, não daria conta de, em pouco tempo, formar pessoal para atender à demanda, que só crescia. A solução encontrada foi enviar militares e civis para os Estados Unidos, país que oferecia diversos cursos na área militar.

Sobre a Escola de Especialistas da Aeronáutica de Guaratinguetá

Após alguns meses percebeu-se que estavam sendo gastos muitos recursos financeiros com as viagens e então optou-se por contratar os serviços da Organização Paul Ridle Aviation Tecnical School, que instalou no Brasil uma escola técnica de aviação. A nova instituição de ensino conseguiu suprir as carências verificadas, formando pessoal capacitado para atuar na aeronáutica. Porém, após o término da segunda grande guerra não era mais necessário manter duas escolas, com propostas tão parecidas, em funcionamento no país.

Para resolver este impasse as duas escolas em funcionamento – Escola de Especialistas da Aeronáutica e Escola Técnica de Aviação – deram origem a uma só, que convencionou-se chamar de Escola de Especialistas da Aeronáutica. Esta foi fundada em 1950 e sua sede foi transferida para Guaratinguetá, em São Paulo.

Cursos e estágios

Atualmente a EEAR oferece seis cursos e quatro estágios. Entre eles estão o CFS, ou Curso de Formação de Sargentos, CAS, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, CPI, Curso de Preparação de Instrutores, CPE, Curso de Prática de Ensino, CAICB, Curso de Adaptação ao Idioma e Cultura Brasileira, CEMASFA, Curso Especial de Mecânica de Aeronaves para Sargentos das Forças Auxiliares, EAGS, Estágio de Adaptação para Sargento, EEME, Estágio Especial para Mudança de Especialidade, EAGTS, Estágio para Terceiro Sargento e EAGST, Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento de Taifa.

O principal curso da instituição é o CFS, ou Curso de Formação de Sargentos. Este tem duração de quatro semestres em regime de internato e os alunos têm aulas no campo geral, no campo militar e no campo técnico-especializado. Já o estágio de maior prestígio da EEAR é o EAGS, abreviação para Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento. O estágio dura vinte e quatro semanas, também em regime de internato, e os alunos recebem instruções nos campos militar e técnico-especializado.

Concurso

Quem pretende ingressar na EEAR de Guaratinguetá precisa participar de um processo seletivo, geralmente bastante concorrido e rigoroso. Informações sobre todos os concursos em andamento podem ser acompanhadas em um site exclusivo, cujo acesso pode ser feito através de um banner na página da Escola de Especialistas da Aeronáutica. O processo seletivo, independente do cargo, é composto por prova escrita que contempla questões estudadas no ensino médio e também conhecimentos específicos.

Fotos

Confira Fotos sobre EEAR Guaratinguetá: Sede EEAR Guaratinguetá Formação EEAR Guaratinguetá Cadetes EEAR Guaratinguetá Guaratinguetá EEAR

Pesquisar
Artigos Relacionados