Economizar Energia

links patrocinados

Economizar Energia

Economizar Energia

Algumas dicas e pequenas ações são importantes para contribuir para salvar o planeta. Detalhes como desligar o monitor fora do uso, apagar as luzes ao sair de um ambiente, retirar da tomada aparelhos eletrônicas, são algumas das ações para você começar a fazer a sua parte e ser um cidadão mais consciente.

Todos podem ajudar a combater o desperdício. Economizar energia, além de ajudar a preservar o meio ambiente, amplia o tempo de vida dos recursos não renováveis, além de evitar a construção de usinas, para o surgimento de novas linhas de energia.

Economizar energia no dia a dia

Algumas pequenas mudanças no hábito e atitudes podem fazer a diferença. Seguindo algumas dicas de especialistas, o consumo médio de energia elétrica de cada pessoa pode diminuir consideravelmente. Além de contribuir com a economia mensal do lar, a pessoa também ajuda o meio ambiente.

Como Economizar Energia

Uma das principais dicas é não usar aparelhos elétricos durante o horário de pico (18h às 21h), pois neste é o período de maior consumo de energia. Outra importante dica é evitar deixar aparelhos eletrônicos em modo de espera. É aconselhável sempre desligar os aparelhos da tomada, especialmente quando não estiverem sendo usados.

Além disso, detalhes estéticos como pinturas na parede e teto também contribuem para economizar energia. Cores claras nestes ambientes evitam o excesso de iluminação elétrica. Ambientes escuros dependem de mais luminosidade, a não ser que você queria realmente um lugar com luz mais baixa. Outro exemplo é abrir as janelas durante o dia, aproveitando ao máximo a iluminação natural.

Na cozinha, com a geladeira, não coloque alimentos ainda quentes. Eles irão forçar a potência máxima para o eletrodoméstico refrigerar novamente. Deixa o refratário um pouco fora do refrigerador, depois de meia hora coloque-o dentro. Fazer o degelo periodicamente também ajuda a economizar energia, bem como evitar que a geladeira fique próximos à ambientes quentes, como fogão ou janela que bate sol.

Para que Economizar Energia

Consumido Consciente

Para o consumidor, e que muitas vezes não estão atentos, é preferir a compra de eletrodomésticos com o Selo Procel, que indicam quais são os tipos de aparelho que consomem menos energia. Os aparelhos dá loja já vêm com uma adesivo indicado de que tipo são.

Economia no trabalho

Além da mudança de hábito em casa, no trabalho, pequenas ações também podem fazer a diferença. Desligar o ar condicionado, por exemplo, meia hora antes do fim do expediente e também nos intervalos ainda deixará o ambiente climatizado.

Economia no Trabalho

Uma sugestão também em períodos mais frio, como no inverno, é desligar a refrigeração do ar, ligando apenas o ventilado.

Em ambientes fechados, enquanto houver aparelhos de ar condicionando, manter a porta fechada, pois as salas são refrigeradas mais rapidamente, evitando o uso intenso do aparelho.

Ações feitas, pessoa por pessoa, além de mudar o cotidiano e tornar-se um cidadão mais consciente, ajudarão a salvar o planeta. O consumo de energia elétrica, deste modo, será reduzido e consequentemente economia de dinheiro. Na internet e portais de companhias elétricas é possível encontrar dicas para você fazer sua parte.

Economia em casa Conta de luz mais barata

Pesquisar
Artigos Relacionados