Ecologia e Poluição Ambiental

links patrocinados

Ecologia e Poluição Ambiental

Ecologia e Poluição Ambiental

Sobre a Ecologia e Poluição Ambiental

A Ecologia é a ciência que estuda a relação que existe entre os organismos e seu ambiente. A origem da palavra ecologia está no grego ‘oikos’, significando casa, adicionada ao termo “logos”, que por sua vez significa estudo. Juntando as duas significações temos ‘estudo da casa’, e simplificando seu entendimento o estudo do lugar onde se vive.

Primeira vez em que o termo é utilizado na história da humanidade

O termo Ecologia foi utilizado pela primeira vez na história da humanidade com o cientista da Alemanha chamado Ernst Haeckek. Ele utilizou o termo para mencionar o estudo da interação entre o ambiente e seus seres vivos.

Divisões da ecologia

Hoje podemos dividir a ecologia em diversas formas possíveis. As três mais conhecidas são as Autoecologia, Democologia e a Sinecologia. Com a evolução da tecnologia e da própria ciência, diversos ramos da ecologia vêm surgindo como a Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica, Macroecologia, Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem, entre tantas outras.

Existe outra divisão bem comum dentro dos estudos frente à ciência da Ecologia que é a Ecologia Vegetal e Animal, e ainda a Ecologia Terrestre e Aquática. Através do estudo do meio ambiente é possível verificar todos os processos correlacionados à sobrevivência e reprodução dos seres vivos em que habitam nele.

Ecologia e poluição ambiental

É através do meio ambiente e principalmente a sua qualidade que determina diretamente o número de espécies e indivíduos que podem viver no mesmo local. A poluição no meio ambiente causa uma série de modificações no habitat dos seres vivos, modificando assim o equilíbrio dos ecossistemas, diminuindo principalmente a diversidade dos meios ambientes.

Significado de poluição

Temos por significado de poluição quando há ação do homem, diretamente ou indiretamente, introduzindo substâncias ou energia no ambiente, causando efeitos que possam ser prejudicial para seu equilíbrio, vindo a causar danos no ecossistema, nos seres vivos presentes ali e danos à própria saúde humana.

Os principais agentes que interferem nos meios ambientes tem natureza química, genética, ou ainda a forma de energia, como por exemplo, a luz, o calor ou ainda a radiação.

Cadastro Técnico Federal do Ibama

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis é uma autarquia federal fundada no dia 22 de fevereiro de 1989. O Ibama é o órgão executivo que é responsável direto pela execução do PNMA, que por sua vez é a sigla da Política Nacional do Meio Ambiente.

Ibama vinculado ao Ministério do Meio Ambiente

A Política Nacional do Meio Ambiente foi instituída através da lei nº 6 938, datada de 31 de agosto de 1981. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. O Atual Presidente do IBAMA é funcionário de carreira chamado de Curt Trennepohl. O atual ministro do Ministério do Meio Ambiente é a política e bióloga Izabella Teixeira.

Atividades que o Ibama desempenha

Entre as várias atividades que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis busca desempenhar estão a preservação do patrimônio natural, bem como a sua conservação. Ainda busca desempenhar o controle e fiscalização dos recursos naturais, como o solo, a fauna, a flora e a água, entre outros.

Cabe ainda ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis a realização de estudos ambientais a fim de conceder licenças ambientais para diversos empreendimentos que visam ter algum contato com o meio ambiente.

Ibama CTF

O CTF (Cadastro Técnico Federal) ou ainda TCFA (Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, é um cadastro que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis busca fazer. Este serviço está diretamente condicionado à verificação das regularidades das empresas que desempenham algum tipo de risco ao meio ambiente.

Entre os exemplos que se enquadram no pagamento da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental estão a Licença de Pesca, Porte e Uso de Motosserra, entre outras finalidades. Os valores das taxas a serem pagas pela pessoa jurídica variam de acordo com o serviço solicitado. É possível verificar a tabela de preços através que está contida na lei nº 6 938 de 1981.

Para obter maiores informações sobre o Cadastro Técnico Federal, ou ainda sobre a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, o Ibama contém um número para atendimento através do 61 3214 3158, ou ainda através do 61 3316 1677.

Pesquisar
Artigos Relacionados