Eclipse Lunar

links patrocinados

Eclipse Lunar

Eclipse Lunar

O Eclipse Lunar

Sempre que a Terra, a Lua e o Sol se encontram perfeitamente alinhados, ou quase perfeitamente alinhados, com a Terra encobrindo a Lua e causando como resultado o fenômeno – quase sempre visto a olho nu – eclipse lunar.
Sempre que a Lua está em fase de Lua Cheia, a Lua passa pela órbita da Terra, e o encontro dos planos desses dois se caracteriza pelo nodo orbital, que pode ser ascendente ou descendente, depende da direção da luz em relação a esses planos.

Os escolhidos pelo Eclipse Lunar

Como eclipse lunar pode ocorrer de diferentes maneiras dependendo da inclinação da luz e outras variáveis, resultando na umbra e na penumbra. Na primeira não existe iluminação direta por parte do Sol, e na segunda apenas uma parte da iluminação é bloqueada.

Anualmente acontecem no mínimo dois eclipses lunares, e é a partir de um primeiro eclipse lunar que se determina o calendário dos próximos que virão. A visibilidade desse evento varia muito de continente, país, cidade, estado. Cada um desses tem uma visão diferente do eclipse, podendo haver variações de forma e cor.

Como?

Eclipse da Lua

Foi através de um eclipse lunar observado pelos antigos gregos que se foi consolidado que a Terra é redonda. Desde aqueles tempos, o fenômeno desperta curiosidade dos espectadores.

Geralmente os eclipses lunares duram aproximadamente 20 minutos ou um pouco mais, dependendo de vários fatores.
Além de acontecerem os eclipses lunares durante o ano, acontecem também os eclipses solares.

O eclipse solar é também um fenômeno que atrai a atenção de pessoas no mundo todo. Nesse caso, é a Lua que se move para uma localização entre o Sol e a Terra. Assim, a sombra da lua é que incide sobre o planeta Terra. Essa sombra, mede aproximadamente 170km, o que garante que ela seja vista de onde as pessoas estão em suas cidades – que para poderem ver o eclipse solar, devem estar na faixa de sombra da Lua.

Fenomeno Eclipse Lunar

Um cuidado que deve ser tomado ao se procurar presenciar um eclipse solar observando-o, é que deve se proteger os olhos com óculos específicos para essa situação. A não utilização de proteção especial pode causar sérias queimaduras na retina. Lembrando que os comuns óculos de sol não contam como proteção para esse caso. Filmes fotográficos de câmeras analógicas também não resistem aos eclipses solares.

Para quem?

Tempo do Eclipse Lunar

As pessoas que tem melhor visibilidade do eclipse solar são as que moram na Europa, Ásia e África. São esses os lugares em que a facilidade de visualizar os eclipses é maior, mas ainda assim, em várias outras partes do mundo, é possível ver o mesmo eclipse, só com menos intensidade.

Mas a tecnologia não deixa ninguém ficar de fora! O site da National Geographic, por exemplo, transmite ao vivo o eclipse lunar do lugar no mundo em que ele esteja com a melhor visibilidade possível.

Então se você ficou curioso para saber como é ver um fenômeno da natureza como esses acontecendo, pode conferir um dentro da sua própria casa, a um clique de distância.

Proximo Eclipse Lunar Eclipse Lunar 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados