e-CPF

links patrocinados

e-CPF

e-CPF

O Cadastro de Pessoas Físicas, conhecido popularmente como CPF, armazena diversas informações, sejam elas se o próprio contribuinte tenha fornecido ou aquelas que são armazenadas automaticamente pelo sistema da Receita Federal.

Todos devem ter este cadastro, até mesmo os estrangeiros que se instalam no país e montam seus próprios negócios.

Ao ser emitido, o cadastro gera um cartão com um número de doze algarismo, e que identifica cada contribuinte. Vale ressaltar, que os dois últimos números são conhecidos como dígitos verificadores e são sempre os mesmos para todos os contribuintes e o único que nunca vai mudar, mesmo em caso de perda ou até mesmo de roubo.

É o CPF que os bancos consultam antes da abertura de contas, porque nele constam todos os débitos e a legalidade do nome do contribuinte. Se você tem o nome sujo, poderá fazer novas dívidas quando todos os seus débitos forem quitados. O nome ficará limpo em até 5 dias úteis após a quitação.

O que e e-CPF

Atenção, o CPF pode ser cancelado caso o contribuinte não apresente o Imposto de Renda por dois anos consecutivos.

Vale lembrar, que a Declaração Anual de Isento, o DAI, não é mais exigida desde 2008. Enquadram-se nesta categoria os contribuintes que têm rendimentos tributários menores ou até mesmo iguais ao valor de R$ 19.645,32, ou seja, aqueles que recebem menos de três salários mínimos por mês.

e-CPF

O eletronic-CPF, é como o próprio nome diz, um documento eletrônico que serve como certificação totalmente digital e que garante a autenticidade de pessoas físicas na Receita Federal do Brasil. Ou seja, o e-CPF nada mais é do que a versão digital do Cadastro de Pessoa Física, o CPF.

Para que serve o e-CPF

Entre outras muitas funções, o e-CPF serve principalmente para pessoas que declaram o Imposto de renda pela internet, uma espécie de assinatura digital de documento.

A sua certificação tem duração mínima de um ano e duração máxima de 3 anos, e pode ser renovada ao término do período de vigência.

Como adquirir um E-CPF

Se você quer colocar praticidade no seu dia a dia, solicite agora mesmo o seu e-CPF. Você vai precisar de um comprovante de residência (não se esqueça de levar a original e também uma cópia), um documento original com foto (RG ou carteira de motorista), o número do CPF e também uma foto 3×4 recente.

Vantagens de adquirir um e-CPF

Como adquirir um e-CPF

Ao adquirir o seu e-CPF, você adquira alguns benefícios. Com ele, você consegue enviar a Declaração do Imposto de Renda através da internet. O Imposto sobre o Rendimento, é um imposto em que cada contribuinte é obrigado a pagar uma porcentagem de sua renda anual para o governo federal.

O usuário também poderá consultar e também atualizar o seu cadastro de Pessoa Física pela internet, além de poder recuperar informações de declarações que já foram enviadas, evitando assim cair na temida ‘malha fina’.
Para saber mais informações sobre o e-CPF, acesse o site da Receita Federal e confira mais informações sobre como adquirir agora mesmo o seu.

Utilidades do e-CPF Beneficios

Pesquisar
Artigos Relacionados