DVD Filmes Blu Ray

links patrocinados

DVD Filmes Blu Ray

DVD Filmes Blu Ray

Sobre o DVD Filmes

Filmes em Blu-Ray aliam alta definição de imagem e áudio com o que há de mais avançado nas funções interativas, superando muitas das limitações existentes na tecnologia dos DVDs.

Um DVD, para começar, somente suporta o formato standard e não possui capacidade suficiente para comportar um filme de alta definição. Já o Blu-Ray oferece capacidade de até 50GB. A Panasonic, aliás, anunciou recentemente, que está produzindo um Blu-Ray regravável de incríveis 100GB. Toda essa capacidade permite gravar, apagar e regravar filmes em diversas resoluções, inclusive a maior, de 1080p.

Outra vantagem dos discos Blu-Ray é que são mais resistentes a riscos e impressões digitais que os DVDs.
É interessante saber também que o Blu-Ray suporta diferentes formatos de vídeo, como o MPEG-2, o MPEG-4 AVC e o SMPTE VC-1, e de áudio, como o Linear PCM, o Dolby Digital, o Dolby Digital Plus, o Dolby True HD, o DTS Digital Surround e o DTS-HD.

Extras

Além de proporcionar melhor qualidade de imagem e som, a capacidade extra de armazenamento permite incluir conteúdos especiais e outros recursos. É possível, por exemplo, abrir o menu sem parar o filme ou acionar as falas do diretor do filme enquanto ele roda.

Com outras tecnologias, um Blu-Ray pode permitir também fazer o download de extras, atualizar conteúdo pela web e assistir eventos ao vivo, por meio da internet.

Pirataria

Apesar de todas as vantagens proporcionadas por um filme em Blu-Ray, a maior concorrência que o aparelho enfrenta no Brasil está na pirataria. Hoje é possível baixar filmes em alta definição pela internet, conectar o computador à TV e assistir, com toda qualidade e conforto.

A maioria desses filmes pirateados e disponibilizados na internet tem origem na gravação do que é transmitido pela TV, mas a proteção do Blu-Ray já foi quebrada, o que tem facilitado a pirataria dessa mídia também.

No buscador Mininova, por exemplo, o torrent mais baixado é um episódio da série Heroes em alta definição. De qualquer forma, os fornecedores de Blu-Ray consideram que as vendas do aparelho podem crescer, principalmente porque a maioria da população não possui banda larga para baixar esse tipo de arquivo, que é pesado.

Filmes Blu Ray

Filmes Blu Ray

Com a evolução tecnológica é normal que arquivos, filmes, músicas e fotos tenham o formato alterado para acompanhar as mudanças do mercado.

O principal exemplo são as fitas VHS, que foram transformadas pela maioria das pessoas para o formato de DVD, para que lembranças familiares não fossem perdidas.

Pois prepare-se para mais uma mudança. Atualmente, a nova invenção que vem aumentando as vendas e distribuições é o Blu Ray. Com uma qualidade de imagem superior do DVD, essa tecnologia veio para ficar. Assim como seu antecessor, o Blu Ray também possui o formato de disco, mas sua capacidade de armazenamento é muito superior.

Por esse motivo, a qualidade da imagem do filme também fica em High Definition (em tradução, Alta Definição). Dessa forma, fica compatível com o potencial dos televisores de LCD e LED mais novos do mercado. O som também é muito mais definido, aproveitando ao máximo o uso de aparelhos como o home theater.

Diferenças entre outras tecnologias

Uma verdadeira guerra tecnológica foi estabelecida na metade dos anos 2000 pela sucessão do DVD. De um lado, a Toshiba desejava a comercialização do HD-DVD, discos iguais aos anteriores, porém também com uma qualidade superior. De outro, a Sony tentava argumentar a superioridade do Blu Ray. Foi só em fevereiro de 2008 que a primeira marca decidiu abandonar a fabricação e o comércio do HD-DVD – que causou prejuízos à empresa.

O Blu Ray foi então aos poucos conquistando o restante de estúdios de cinema (que decidem o formato em que o filme será comercializado) acabaram se rendendo. Segundo declarações da Toshiba, a empresa realmente desistiu do HD-DVD após declaração do estúdio Warner Bros., de que só lançaria seus produtos em Blu Ray.

Outras grandes empresas que afetaram a divulgação da tecnologia HD-DVD foram a Play Station, que lançou o Play Station 3 com capacidade de rodar Blu Ray, sendo um dos players mais baratos na época (e ainda incluía o vídeo game). A Microsoft então lança o XBox, teoricamente rival do Play Station 3 e também não inclui o HD-DVD. A tecnologia Blu Ray é criada originalmente pela Sony e leva esse nome por causa da cor do laser usado na leitura dos discos.

Comparativos

Capacidade de um DVD (simples): 4,7GB
Capacidade de um DVD (camada dupla): 8,5GB
Capacidade de um Blu Ray (simples): 25GB
Capacidade de um Blu Ray (camada dupla): 50GB

Essa tecnologia também possui resistência a riscos (resultando numa durabilidade maior). Embora tanto o CD, quanto o DVD e o Blu Ray tenham o mesmo formato e dimensões, o que os diferencia na questão de armazenamento é o laser utilizado e o comprimento de onda.

O DVD, por exemplo, é feito com o laser de cor vermelha e tem o comprimento de 605 nanômetros, enquanto o Blu Ray, com o laser violeta (ou azul), tem o comprimento de 405 nanômetros. Um Blu Ray simples consegue armazenar até treze horas de vídeo padrão. Quanto menor o comprimento da onda, maior a capacidade de armazenamento da tecnologia.

Fotos

Blu RayBlu Ray
Filmes Blu RayFilmes Blu Ray
Alguns títulos que podem ser encontrados em Blu RayAlguns títulos que podem ser encontrados em Blu Ray

Pesquisar
Artigos Relacionados