DPI e Pixel: diferenças

links patrocinados

DPI e Pixel: diferenças

O conceito de definição de imagens

Comprar uma TV ou um smartphone é sempre muito difícil, já que são tantos modelos, tantas marcas, tantas definições de imagem, enfim, é tanta opção que fica complicado escolher aquela que mais se adapta às nossas necessidades. No meio de tantas configurações existe a definição da qualidade das imagens, tanto na tela das televisões quanto na dos smartphones.

Câmeras de oito megapixels, 12 megapixels, tela de 32 polegadas, 50 polegadas, enfim, cada número destes indica alguma coisa na resolução e na qualidade da imagem. Por isso, antes de comprar é necessário saber as diferenças entre alguns termos.

O que é Pixel ou PPI

DPI e Pixel: diferenças DPI e Pixel

Ao observar uma imagem, notamos que ela é composta por pontos. Para observar isso é necessário olhar a imagem bem de perto, e ir se aproximando cada vez mais, caso haja muitos pontos. Na tela de um computador ou de um smartphone, o nome dado a estes pontos é pixel.

Os pixels, ou PPIs (do inglês, pixels per inch) são a menor unidade que compõe uma imagem. Quanto maior a quantidade de pixels numa imagem, melhor será a sua qualidade. O pixel não possui tamanho padrão. Por exemplo: o tamanho dos pixels de uma TV de 32 polegadas certamente não será o mesmo de um celular. Portanto, o que realmente importa é a quantidade de pixel por polegada quadrada, o que torna o pixel um medidor de densidade nas imagens.

DPI

O que é DPI

O DPI (do inglês dots per inch ou pontos por polegada) é a unidade de medida de densidade da imagem impressa. Ou seja, tem total relação com o pixel, porém, quando a imagem for impressa, a unidade de medida deve ser transformada, pois o pixel é um elemento completamente virtual, não sendo possível existir na forma física.

Ao imprimir uma imagem você poderá escolher a qualidade dela por meio da quantidade de DPIs presentes na mesma. Quanto maior a quantidade de DPIs, maior será a qualidade da imagem. Porém, para pode imprimir a imagem numa qualidade alta, terá de ter um arquivo-fonte com ótima resolução para poder transcrever a imagem na folha.

Pixel

Diferenças entre Pixel e DPI

As principais diferenças entre Pixel e DPI, então, são o nome e a sua aplicabilidade: enquanto um deles é uma unidade de medida virtual, o outro é a forma que utilizamos para medir a qualidade da imagem impressa. Por isso um conceito jamais irá substituir o outro.
Uma característica marcante do DPI, que também é uma das diferenças entre DPI e Pixel, é o fato de que, quanto maior a quantidade de DPIs, menor é o tamanho da impressão, porém maior é a qualidade da mesma.

DPI e Pixel: diferenças - saiba mais

No que influenciam as diferenças entre DPI e Pixel

De nada adianta ter uma imagem com alta qualidade virtual (no caso com maior quantidade de pixels) se você não possui uma ótima impressora e um arquivo-fonte com grande resolução. Isso porque a qualidade que a imagem possui no computador não poderá ser transmitida para o papel.

Por isso, ao comparar os dispositivos ou as imagens que eles podem mostrar, compre aquele que pode mostrar a maior quantidade de pixels. Mas caso queira imprimir as imagens em alta qualidade, saiba que precisará de periféricos realmente bons para retransmitir esta qualidade de imagem.

Pesquisar
Artigos Relacionados