DNOCS Fortaleza CE
O Nordeste brasileiro além de ser conhecido pelas belezas naturais, também possui uma característica que muitas vezes preocupa, que é a seca praticamente constante.
Essa particularidade faz com que os habitantes de algumas regiões do nordeste, principalmente aquelas na zona semi-árida, estejam sempre buscando maneiras de sobreviver a esse fenômeno. Para avaliar a situação desses indivíduos e buscar soluções para eles foi criado o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).
O departamento
Inicialmente era chamado de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), criado através do Decreto nº7619 de outubro de 1909, sendo que foi o primeiro órgão a se preocupar em estudar a seca e suas conseqüências. Em 1919, passou a ser denominado Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS) através do Decreto nº 13687, sendo que a denominação atual Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) foi instituída em 1945 pelo decreto-lei nº 8.846, tornando-se então um órgão federal.
Esse departamento foi um dos responsáveis por executar obras que visavam minimizar os efeitos da seca como açudes e também visando implantar uma infra-estrutura nessa região, possibilitando acesso e atendimento como estradas, pontes, portos, ferrovias, hospitais e campos de pouso. Toda essa responsabilidade coube ao DNOCS até a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), que passou a ser responsável por atender essa população.
Entre as obras feitas pelo DNOCS tem grande representatividade os açudes de Orós, Banabuiú, Araras, também a construção da rodovia Fortaleza-Brasília e o começo da constituição da barragem de Boa Esperança. Com o passar dos anos, a responsabilidade por algumas obras, até então de responsabilidade do DNOCS, foram sendo transferidos a outros órgãos tanto estaduais quanto federais.
Funções
Entre as funções do DNOCS estabelecidas em sua legislação está a de por em prática a política do Governo Federal que envolve obras de proteção contra seca e inundações, obras para proporcionar irrigação, radicar a população presente em comunidades de irrigantes ou em outras áreas que exijam atenção especial e que são alcançadas pelos projetos desenvolvidos pelo departamento, além de outras funções designadas para que o órgão desenvolva.
Ações
Buscando estabelecer através de obras o desenvolvimento e atender a demanda da população, muitas ações marcaram a história do DNOCS e grandes obras são lembradas até hoje, pois beneficiaram vários moradores e agricultores da região.
Um exemplo é o caso de sistemas de irrigação, que auxiliam os agricultores locais e permitem que eles tenham renda através da produção de alimentos e também as obras que permitiram a criação de açudes em toda a região como: Açude Caldeirão, Açude Castanhão, Açude Cedro, Açude Entremontes, entre outros.
Também é o responsável pelo Sistema Curema-Mãe d`Água, que é constituído pela união dos Açudes Curema e Mãe D`Água, Localizados no estado da Paraíba e mede cerca de 8.000 km2.
Área que abrange
O DNOCS realiza obras visando a melhoria de vida da população e também de desenvolvimento em todo o nordeste, sendo que há obras consolidadas (como açudes ou irrigação) nos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba.
<2>Fotos