Distância de cidades

links patrocinados

Distância de cidades

Distância de cidades

Sobre a Distância de cidades

Para quem costuma viajar de carro, é sempre bom estar atento às distâncias entre as cidades, até mesmo para facilitar uma rota segura e bem planejada. Fique sabendo aqui a distância entre as principais capitais brasileiras.

Para facilitar este trabalho, diversos sites na internet disponibilizam um sistema de busca para revelar a distância entre os pontos desejados. O processo é bastante simples e você só precisa indicar de onde está saindo e aonde quer chegar.

Alguns outros sites mais especializados nos assunto facilitam ainda mais a vida de quem procura tais informações, pois oferecem uma tabela pronta com os dados de distância, em quilometragem, entre as principais cidades brasileiras para download.

A distância de cidades como Brasília e Rio de Janeiro, por exemplo, é de 1148 km; Cascavel, no Paraná, fica a 1404 km de distância de Juiz de Fora, em Minas Gerais; e Passo Fundo, cidade gaúcha, fica a 3577 km de distância de Teresina no Piauí.

Vale ressaltar que esta contagem de distância de cidades é medida a partir do centro dos respectivos locais desejados e os caminhos levados em consideração são os mais curtos, dando sempre preferência para as rodovias que são asfaltadas.

A tabela com as principais distâncias de cidades brasileiras pode ser encontrada no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

IBGE Cidades 2010

IBGE Cidades 2010

Sobre o IBGE Cidades 2010

Fazer um levantamento de informações sobre todos os aspectos econômicos, políticos e sociais de um país não é uma tarefa fácil. Por isso o governo brasileiro possui um órgão que é responsável, entre outras coisas, por fazer esse levantamento de tudo o que acontece por aqui nessas áreas. Este órgão é o IBGE.

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais conhecido como IBGE, é a forma pela qual o governo brasileiro consegue as principais informações sobre sua população e todos os aspectos ligados à ela. O IBGE é o principal provedor de dados sobre a sociedade, que são utilizados pelos órgãos governamentais e pelos governos de âmbito municipal, estadual e federal.

Entre as suas principais funções estão: colher e analisar as informações estatísticas obtidas; coordenar e consolidar essas estatísticas; produzir a analisar as informações geográficas; coordenar e consolidar estas informações; estruturar e implementar um sistema de coleta de dados ambientais; documentar e dispersar essas informações coletadas; coordenar os sistemas cartográficos e estatísticos nacionais.

História do IBGE

Devido à necessidade de aumentar as atividades de estatísticas do país, o governo criou O IBGE. Até a chegada da República no país, o único órgão que coletava informações sobre a sociedade da época era a Diretoria Geral de Estatística, que foi criada durante o período imperial, em 1871.

Com o passar do tempo esse órgão mudou de nome e incorporou mais funções às suas atividades. Ele passou a se chamar Departamento Nacional de Estatística, mas foi extinto em 1934. Por causa de sua dissolução, no mesmo ano o governo criou o Instituto Nacional de Estatística, o INE, que passou a ser chamado, mais tarde, de IBGE.

IBGE Cidades

O IBGE é responsável por todos os dados referentes à população brasileira, economia, atividades que desenvolvam a economia, contagem de habitantes e também de cidades. Todas as cidades brasileiras estão catalogadas no IBGE e disponíveis na página do Instituto na internet.

Para encontrar as informações da cidade desejada a pessoa precisa selecionar o estado onde ela se encontra. É mostrado então um mapa do estado com todos os municípios que ele possui. Após selecionar a cidade desejada, a pessoa pode obter todas as informações existentes sobre ela.

Cidades Brasileiras

Cidades Brasileiras

Sobre as Cidades Brasileiras

Morar num país com o tamanho do Brasil é privilégio de poucos. Existem cidades, regiões e estados de todos os tipos, tamanhos, culturas, etc. E temos muito o que conhecer antes de nos aventurarmos pelo exterior. Veja algumas cidades brasileiras imperdíveis.

Cidades Brasileiras – Rio de Janeiro

Uma das cidades mais conhecidas pelos turistas de todo o mundo é o Rio de Janeiro. A capital carioca traz um misto de belas atrações, que encantam a qualquer pessoa. São belezas naturais, esportes radicais, boas lojas e shoppings, praias (as mais famosas do mundo), etc. Além disso, o Rio de Janeiro é especialmente melhor no Ano Novo e no Carnaval, quando grandes espetáculos acontecem na cidade.

Cidades Brasileiras – São Paulo

Já São Paulo pode não parecer, num primeiro momento, uma boa cidade para se viajar (a não ser que seja a trabalho), mas isso é mentira. A capital paulista tem ótimas festas, lojas maravilhosas para todos os gostos e bolsos, museus que contam a história do Brasil todo, monumentos históricos espalhados por toda a cidade… Sabendo-se aproveitar, pode-se tirar férias maravilhosas em São Paulo.

Cidades Brasileiras – Nordeste

No Nordeste a atração são as belas praias: Salvador, Natal, Fortaleza, Recife e os arredores de todas essas cidades (e de muitas outras). O litoral nordestino é um pedacinho do céu aqui no Brasil e tem águas límpidas, esportes de aventura, parques aquáticos, população hospitaleira, bons hotéis e restaurantes. Uma boa pedida, principalmente para quem tira férias em meses pouco convencionais, como junho e julho. Nesta época é bastante quente no Nordeste, mas em quase todo o Brasil o friozinho chegou.

Cidades Brasileiras – Sul

No Sul, pode-se entre as belas praias de Santa Catarina, especialmente Florianópolis. A ilha catarinense tem um motivo bastante óbvio para ser conhecida por ilha da magia. Para quem prefere o frio, a serra gaúcha e catarinense estão lá esperando com as suas expectativas de neve, chimarrão, chocolates quentes e muita comida boa.

Ainda há milhares de outras cidades do Brasil que podem e devem ser conhecidas. Citando algumas delas: Maripá (no Paraná, é a cidade das orquídeas, onde todo ano tem uma festa em homenagem à flor), Curitiba (a capital paranaense conhecida por sua moderna infraestrutura), Goiânia e Brasília (ambas no Centro-Oeste, são cidades novas e que tem o seu charme do cerrado), Manaus (e seu belo teatro, o mais antigo do Brasil, além de suas belezas naturais e da Amazônia), Mariana, Tiradentes, Ouro Preto e Sabará (algumas das cidades mais antigas do Brasil, com riquíssimo acervo histórico e com uma beleza de dar inveja às cidades moderninhas).

Pesquisar
Artigos Relacionados