Dirceu – A Biografia: sinopse e preço

links patrocinados

Dirceu – A Biografia: sinopse e preço

Em junho de 2013 foi lançado o livro Dirceu – A Biografia, que conta a história do advogado e político José Dirceu. Nascido em 1946, Dirceu foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Além de deputado estadual entre 1987 e 1991, José Dirceu também atuou como deputado federal entre 1991 e 2005. Entre 2003 e 2005, o político foi Ministro-chefe da Casa Civil.

Além da vida política, o livro Dirceu – A Biografia também se dedica a narrar a juventude de José Dirceu, passando por sua participação no movimento estudantil e sua chegada ao poder, culminando com o julgamento do mensalão.

Sinopse de Dirceu – A Biografia

Dirceu – A Biografia: sinopse e preço Dirceu – A Biografia

Livro Dirceu – A Biografia foi escrito pelo jornalista Otávio Cabral, que se utilizou de entrevistas com mais de sessenta pessoas ligadas de alguma maneira a José Dirceu para reconstruir importantes momentos da vida do político. Na obra, nem todas as fontes autorizaram sua identificação.

A infância e adolescência de José Dirceu são tratadas de maneira rápida. A história começa a ganhar detalhes quando José Dirceu se aproxima do PCB, partido já considerado clandestino pela ditadura militar. Neste período, José Dirceu havia ingressado no curso de Direito na PUC de São Paulo. Outro momento de bastante destaque é o exílio de José Dirceu em Cuba, onde teria feito treinamentos de guerrilha com o Movimento de Libertação Popular.

Dirceu – A Biografia: sinopse

Críticas

Como era de se esperar, o livro Dirceu – A Biografia dividiu opiniões. Muitos elogiaram o trabalho de pesquisa do jornalista Otávio Cabral. Contudo, a obra não escapou a críticas bem fundamentadas. Uma delas é o excesso de proteção ao sigilo das fontes. A maioria dos entrevistados não revela o nome, o que põe em xeque a credibilidade dos relatos. Outro problema é o fato de a biografia não ter sido autorizada por José Dirceu, que em momento algum conversou com o autor do livro.

Por fim, Otávio Cabral não faz questão de esconder sua antipatia em relação a José Dirceu. Em algumas passagens, o autor chega a afirmar que, desde a infância, José Dirceu já dava indícios de que não seria uma pessoa idônea, pois roubava frutas no quintal dos vizinhos. Otávio também comete alguns erros históricos, como afirmar que Dirceu estava foragido no início da década de 1970, quando, na verdade, o político estava exilado. Outros vários deslizes conceituais e históricos ajudaram a dar munição para os críticos da obra.

Dirceu – A Biografia: preço

Ficha técnica de Dirceu – A Biografia

O livro Dirceu – A Biografia foi lançado pela editora Record. A obra tem 364 páginas e pode ser encontrada nas principais livrarias do brasil. Desde que foi lançado, o livro Dirceu – A Biografia figura na lista dos mais vendidos no gênero de não-ficção do Brasil.

Dirceu – A Biografia: estreia

Onde comprar

O livro pode ser encontrado a preços variados. Se você deseja comprar Dirceu – A Biografia online, uma boa sugestão é o site Buscapé, que reúne os preços de diversas lojas virtuais. Em setembro de 2013, por exemplo, era possível encontrar o livro a preços que variavam de R$23 a R$39,90.

Pesquisar
Artigos Relacionados