Dinâmicas de Grupo

links patrocinados

Dinâmicas de Grupo

Dinâmicas de Grupo

A dinâmica de grupo foi criada em 1914 pelo cientista comportamental Kurt Levy. O profissional tinha como objetivo ensinar às pessoas novos comportamentos por meio de discussões e tomadas de decisão em grupo, ao invés da transmissão sistemática de conhecimentos. No início as dinâmicas de grupo eram usadas durante treinamentos em empresas, de modo a facilitar a integração entre os funcionários, e também em sessões de psicoterapia em grupo. Atualmente as dinâmicas de grupo têm sido usadas exaustivamente em processos seletivos para vagas de emprego.

Objetivos das dinâmicas de grupo

Hoje em dia, com o mercado de trabalho aquecido e milhares de pessoas formadas todos os anos, inclusive em novas profissões, é bastante comum que as seleções de emprego sejam muito concorridas. Assim sendo, muitas vezes a tradicional entrevista não é o suficiente para avaliar os candidatos e escolher aquele que melhor se encaixará nos objetivos e necessidades da empresa.

Tipos de Dinamicas de grupo

Além disso, com a concorrência cada vez mais acirrada entre as organizações, é cada vez mais importante que não haja erros na contratação do profissional.

As dinâmicas de grupo, ao contrário do que muitos pensam, não são passatempos ou situações inventadas pelos gestores para descontrair os candidatos a uma vaga de emprego. As dinâmicas possibilitam ao entrevistador conhecer mais profundamente os candidatos, entender como eles se comportariam em determinadas situações e também saber quais são os perfis de cada profissional.

Tipos de dinâmica de grupo

Dinamicas com pessoas

Existem centenas de tipos de dinâmicas de grupo, sendo que cada um permite avaliações diferentes. Algumas dinâmicas, no entanto, são mais populares e frequentemente aplicadas pelos gestores. Uma das mais comuns é pedir que os candidatos se dividam em grupos e resolvam um desafio proposto, que na grande maioria das vezes reflete um caso real já vivenciado na empresa. Diversos entrevistadores também usam a técnica dos animais, pedindo que cada candidato diga com qual animal se identifica e por que. Outra técnica bastante utilizada é a da simulação da venda de um produto, recorrente em seleções de candidatos para a área de vendas.

O que se espera do candidato

Muitos candidatos suam frio só de ouvir falar nas palavras dinâmica de grupo. O nervosismo e a ansiedade, porém, só atrapalham nesta hora. Muitas vezes os candidatos são pegos de surpresa e só ficam sabendo das dinâmicas na hora. Porém, quando o profissional que busca uma vaga de emprego é avisado com antecedência, é possível se preparar e ter um melhor desempenho.

Grupos de apoio

É fundamental que o candidato pesquise o máximo de informações possível sobre a vaga, assim como as competências exigidas para o cargo. É interessante dormir bem no dia anterior e chegar ao local da seleção com no mínimo quinze minutos de antecedência. Na hora da dinâmica é preciso agir com naturalidade, calma e segurança. Falar ou expor opiniões em excesso é contraindicado, assim como criticar outros candidatos ou a empresa.

É importante ainda dar abertura aos outros candidatos, evitando assim ser taxado de egoísta ou metido, e jamais mentir, afinal, cedo ou tarde a realidade se revela.

Grupo de dinamica Grupos de apoio

Pesquisar
Artigos Relacionados