Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa

links patrocinados

Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa

A língua é não é um sistema fixo em uma cultura, mas algo vivo e que está passando por constantes mudanças. Assim, precisamos de guias que nos ajudem a encontrar a forma certa de se escrever, o significado de uma palavra desconhecida e até possíveis sinônimos. Para saber mais sobre a consulta que está sendo realizada, confira algumas das Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa.

A importância do dicionário e suas peculiaridades

Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa Diferenças entre os dicionários

Como já dito anteriormente, a língua sempre muda e é por isso que os guias de palavras precisam ser constantemente atualizados, com a mudança de grafias e até a criação de novas palavras e significados, por exemplo. A última grande transformação conhecida é a nova ortografia brasileira, cheia de novas regras e cujas publicações precisaram se adaptar.

Mas ele não deve ser utilizado somente no ambiente escolar, devendo ser usados para escrever bons textos e até melhorar o vocabulário. As Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa ocorrem por eles são feitos em épocas distintas e por autores separados.

Dicionários de língua portuguesa

Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa

Um dos dicionários mais famosos do Brasil, muito utilizado principalmente em escolas, é o Aurélio. Sua primeira edição foi lançada no mercado em meados da década de 70 e foi editado pelo professor e tradutor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Entre as principais Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa que dão destaque a essa obra é que ela foi criada em um contexto histórico no qual não havia muitas publicações relevantes.

Sendo assim, o Aurélio inaugurou uma lista maior e mais completa de verbetes e seus significados, sendo essa uma de suas mais importantes Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa, o que o tornou o mais importante da época. Atualmente o mesmo está em sua 5° edição, que foi lançada no ano de 2010 pela editora Positivo.

Dicionário

O popular Michaelis de Língua Portuguesa

Outro dos mais importantes guias e que também possui diversas Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa é o Michaelis, publicação popular bastante conhecida no país. Ele é mais sucinto e mostra os principais verbetes da língua. O mesmo ainda possui versões que trazem o português traduzido também para o inglês, espanhol, italiano, francês, japonês e alemão. A publicação é de responsabilidade da editora Melhoramentos.

Diferenças entre os dicionários

Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa: Houaiss

O Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa foi escrito pelo notório escritor, enciclopedista e pesquisador Antônio Houaiss, que também já foi membro da Academia Brasileira de Letras. Entre as Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa está que a obra foi finalizada somente depois de sua morte, sendo que essa foi uma das principais metas de Houaiss, a de criar o mais completo guia de palavras da língua portuguesa.

Sendo assim, como uma das Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa, essa publicação dá bastante destaque às etimologias e histórico das palavras e verbetes lusófonos, sendo considerado como uma certa enciclopédia entre os dicionários. Ele é indicado principalmente para aqueles que querem fazer pesquisas mais aprofundadas sobre o significado das palavras, sendo um de seus destaques entre as Diferenças entre os dicionários de língua portuguesa.

Pesquisar
Artigos Relacionados