Diferenças entre narração, dissertação e descrição

links patrocinados

Diferenças entre narração, dissertação e descrição

Saber escrever um bom texto é essencial para se dar bem em provas, concursos e vestibulares pelo país. Em diversos casos, a nota da redação faz toda a diferença e pode fazer com que você alcance os seus objetivos. Existem diversos tipos de texto, você deve saber diferenciá-los para poder escrever de maneira correta. Caso escreva algo que não tenha sido solicitado, é muito provável que sua redação seja anulada e que você não ganhe nenhum ponto, mesmo tendo escrito um ótimo texto. Por isso, confira as diferenças entre narração, dissertação e descrição para não errar na hora de escrever o seu texto.

Principais diferenças dos textos

Existem diversas diferenças entre narração, dissertação e descrição, e é preciso conhecê-las para poder escrever um texto de maneira correta.

Diferenças entre narração, dissertação e descrição Narração e dissertação

Cada uma das espécies de redação citadas anteriormente requer um tipo de escrita e também uma forma de estrutura variada, o que irá diferenciar cada uma delas. Cada técnica de redação possui um método e um objetivo, que deve ser seguido. Vale lembrar que, mesmo diferentes, é preciso ter conhecimento sobre o assunto proposto para poder escrever. Para saber argumentar e/ou contar determinado fato, você precisa de muita leitura e conhecimento. Saiba como escrever cada uma das técnicas e as diferenças entre narração, dissertação e descrição.

Modelos de redação

Conheça as diferenças entre narração, dissertação e descrição

Para saber as diferenças é preciso conceituar cada uma das técnicas de redação. A narração é um texto onde o escritor irá contar determinado fato. Para isso, ele irá utilizar os elementos “quando”, “como”, “onde” e “com quem”. Respondendo estas perguntas, o narrador será capaz de escrever a sua narrativa. Na narração a ação predomina, sendo que a maioria dos verbos possui esta característica e são praticados pelos personagens da história em questão. O narrador, por sua vez, pode ser tanto um dos personagens (narração pessoal da história como também contar os acontecimentos em terceira pessoa (narração impessoal).

O que é uma dissertação

O que é uma dissertação

A dissertação é outro modelo de redação, bem diferente da narração. A dissertação é um texto reflexivo, que promove o debate, os questionamentos e discussão sobre um tema proposto. Desta maneira, na dissertação, o escritor deve colocar a sua opinião e os argumentos que justifiquem determinadas ideias. Aqui é muito necessário que o escritor tenha conhecimento sobre o assunto e saiba argumentar contra ou a favor. Opiniões bem fundamentadas são imprescindíveis para que uma dissertação seja boa. A dissertação é sempre impessoal, escrita em terceira pessoa. A estrutura básica deste texto consiste em introdução sobre o tema, desenvolvimento (argumentos e pontos de vista) e uma conclusão.

Descrição

Entra a descrição

A última técnica que será apresentada é a descrição. Como o próprio nome já diz, o texto descritivo é aquele que descreve, caracteriza algo. O objeto da caracterização pode ser uma coisa, uma pessoa ou, ainda, um lugar. Esta descrição deve ser bastante detalhada, contendo características do objeto em questão que somente tenham nele. Você estará, então, particularizando aquele determinado objeto/pessoa/lugar. Os verbos para este tipo de texto são os de ligação como continuar, perecer, ficar, ser, ter, estar, entre outros. Você também deve usar substantivos e adjetivos em seu texto de descrição. Você pode descrever objetivamente (características físicas, por exemplo) como também subjetivamente (com pontos de vista e julgamentos).

Pesquisar
Artigos Relacionados