Diferenças entre memória RAM e memória ROM

links patrocinados

Diferenças entre memória RAM e memória ROM

Se você sempre está utilizando o computador em casa ou em seu trabalho, é importante que conheça um pouco mais sobre o funcionamento do Hardware – que é o sistema ao qual são classificadas todas as peças do seu computador. Há uma brincadeira que diz que diz que Software é a parte que você fala mal e Hardware é aquela que você chuta, ou seja, o software são os programas e o hardware são as peças de seu PC.

O que é a memória ROM?

Diferenças entre memória RAM e memória ROM Memória RAM e memória ROM

Cada um dos componentes de seu computador serve para algo, alguns poderão ser até confundidos como é o caso das memórias RAM e ROM. Memória ROM é aquela cujos dados poderão ser gravados apenas uma vez, Read-Only Memory, ou seja, Memória Somente de Leitura na quais os programas são instalados e poderão ser modificados apenas com procedimentos específicos. Uma das capacidades dessa memória é a de não serem perdidos os arquivos quando houver ausência de energia.

Confira as Diferenças entre memória RAM e memória ROM

Confira os tipos de memórias ROM

Um exemplo que será bastante fácil de trabalhar para explicar o conceito de memória ROM são os CD’s e DVD’s que são arquivos de mídias em que são gravados arquivos que posteriormente não poderão ser alterados.

Outros tipos de memória ROM são: Flash, EAROM, EEPROM, EPROM e PROM. Um dos primeiros tipos de memória ROM é o Programmable Read Only Memory, PROM, a gravação nessa memória é feita por aparelhos que trabalham por meio de uma reação física e com elementos elétricos, uma vez a informação gravada não será permitida que seja alterada ou apagada.

Já a memória EPROM permite que os arquivos previamente gravados sejam regravados e este processo é realizado com a ajuda de um componente que emite luz ultravioleta. Com esse processo todos os dados serão apagados e depois poderão ser gravados novos arquivos. Já as memórias EEPROM são aquelas que assim como as EPROM permitem a regravação, mas nas primeiras não há a necessidade de mover a memória para depois gravar novamente.

Nas memórias EEPROM apagar e regravar poderão acontecer simultaneamente e sem um aparelho específico para ambas as ações. As memórias FLASH e EAROM são consideradas tipos das memórias EEPROM, sendo que ambas permitem a regravação e acabam sendo mais rápidas do que as memórias anteriormente citadas.

Memória ROM

Conheça a definição de memória RAM

As memórias RAM são aquelas de acesso aleatório, como seu próprio nome já diz: Random-Access Memory. São consideradas partes importantes de seu PC já que são nessas memórias em que processador arquiva os dados em que você está mexendo. O processo de gravação nas memórias RAM é bem mais rápido, porém quando houver ausência de luz todos os arquivos e informações serão pedidos. A memória RAM é dividida em SRAM, DRAM e MRAM e as tecnologias utilizadas por elas são conhecidas como estática e dinâmica.

Memória RAM

Diferenças entre memória RAM e memória ROM

A principal diferença entre as memórias RAM e ROM é a de que uma possui uma capacidade de armazenamento que não se perde quando há a falta de luz (ROM), por sua vez a gravação na memória RAM consegue ser mais rápida do que a ROM.

Pesquisar
Artigos Relacionados