Diferenças entre G8 e G20

links patrocinados

Se você é uma das pessoas que sempre escutou em jornais ou leu em revistas especializadas sobre G8 e G20, mas não sabe ao certo quais são as diferenças entre estes dois termos, a seguir você terá importantes informações sobre o conceito de cada um deles bem como as diferenças que eles tem entre si.

Diferenças entre G8 e G20

G8 e G20

O G8 significa um grupo formado por oito países que tem a sua democracia economicamente com mais poder em todo o mundo, enquanto que o G20 representa ao todo 20 países, o G8 existe desde 1997 e reuni os países que tem mais poder em todo o mundo, são eles, França, Japão, Alemanha, Itália, Rússia, Estados Unidos, Canadá e também o Reino Unido.

Antes da formação do G8 existia o G6, que era formado por todos esses países já citados, sem a participação de Canadá e Rússia, o Canadá foi o primeiro a se juntar aos demais países e por último a Rússia também entrou para o grupo desses países e dessa forma teve surgimento do G8.

Como surgiu a formação do G8 e G20

G20

Com o crescimento da economia de outros países surgiu o G20, que é bem mais recente do que o G8, fazem parte dele a Argentina, Brasil, Austrália, China, Canadá, Grã Bretanha, Índia, Alemanha, França, Japão, Itália, Indonésia, Arábia Saudita, México, Rússia, Estados Unidos, Coréia do Sul, Turquia, e União Europeia, a primeira reunião destes países foi realizada no ano de 2008.

A principal diferença entre esses dois grupos é que enquanto o G8 engloba as oito maiores economias do mundo, o G20 é composto pelos países que são economicamente emergentes, como a China e o Brasil, o G20 é formado pelos ministros das finanças e dos chefes do bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

Em meio as suas reuniões o G20 promove importantes discussões que tem como principal foco a estabilidade financeira internacional, esta discussão compreende os países economicamente mais ricos e também os emergentes, nessas reuniões também são encaminhadas questões que estão além das responsabilidades individuais seja de qual organização for.

Em 2009 foi feito o anúncio de que o G20 seria o conselho internacional permanente no que diz respeito a cooperação econômica, substituindo o antigo G8, que era composto apenas dos sete países com a economia mais desenvolvida mais a Rússia, esse fato ocorreu devido ao G20 ter a sua importância ti9do sua importância aumentada logo depois da reunião ocorrida no ano de 2008.

Como funciona o G8

Para que serve o G8 e G20

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre o G8 e também o G20, ficará mais fácil de entender a importância de cada um deles e também para o que estes servem, assim quando você estiver lendo ou assistindo a um jornal e um desses grupos for mencionado ou quando os dois forem mencionados você já entenderá a importância que cada um destes tem sobre a economia mundial.

Dessa forma você pode acompanhar tudo o que acontece na economia mundial, que poderá ter reflexos inclusive na economia brasileira, com isso seja qual for a notícia, você já vai estar por dentro de tudo a respeito da economia do Brasil e do mundo.

Como funciona o G20

Pesquisar
Artigos Relacionados