Diferenças entre casamento e união estável

links patrocinados

Diferenças entre casamento e união estável

As pessoas possuem a necessidade de mudanças em decorrência dos mais diversos motivos. As mudanças sociais acontecem devido a vários fatores como os econômicos e afetivos, sendo que a própria sociedade e seus institutos também devem ser alterados para poderem acompanhar. Entre as principais mudanças sociais estão as nas relações afetivas, sendo que somente o casamento, hoje em dia, não é a única maneira de ficar com a pessoa que se ama. Também existe a união estável que, para muitas pessoas, ainda é algo desconhecido. Existem vários pontos que divergem entre união estável e casamento, e você poderá conhecê-los de maneira rápida e simples. Conheça as diferenças entre casamento e união estável.

Saiba quais são as diferenças entre casamento e união estável

Diferenças entre casamento e união estável Confira a Diferenças entre casamento e união estável

Muitas pessoas sabem que a união estável existe, mas ainda a confundem com o tradicional casamento. Existem várias diferenças entre os dois conceitos, e as pessoas poderão optar por um ou outro na hora de “unirem as escovas de dente”. Seja pelo qual motivo for, algumas pessoas estão optando pela união estável, que não garante muitas atribuições do casamento, mas também não possui formalidades. Caso você esteja pensando em se unir de maneira mais íntima com a pessoa que ama, vale a pena conhecer estes dois institutos e saber qual deles é a melhor opção para o casal. Conhecendo as diferenças entre casamento e união estável, você irá tomar a melhor decisão possível.

Casamento

Diferenças quanto à formalidade no casamento e união estável

A primeira diferença entre o casamento e a união estável está na formalidade. O casamento exige que o casal em questão realize a união de maneira solene, ou seja, indo até um cartório de registro civil para poder oficializar o seu relacionamento. O casal deverá apresentar toda a documentação exigida e provar, desta maneira, que podem realizar o casamento sem nada que possa os impedir. Esta é a primeira e fundamental etapa para que o casal se declare casado. Por outro lado, a união estável não requer nenhum tipo de formalidade. O casal não precisa fazer uma declaração escrita para dizer que está em união estável; basta que o seu convívio seja de conhecimento da sociedade.

União Estável

Quanto ao estado civil das pessoas do casal

Um das principais diferenças entre o casamento e a união estável está no estado civil das pessoas envolvidas na relação. Isto é, no casamento, por óbvio, as pessoas passam a se tornarem “casadas”. No entanto, não é o mesmo que acontece quando o casal vive em união estável. Quando as pessoas estão em um relacionamento de união estável, continuam sendo “solteiras”, “divorciadas” ou “viúvas”. Elas apenas passam a viver em união estável, garantindo alguns direitos por estarem com determinada pessoa. Mas o estado civil permanece o mesmo de antes desta união estável acontecer. As pessoas do casal também não podem alterar seus nomes em união estável, sendo que isso somente acontece com as formalidades do casamento.

Confira as Diferenças entre casamento e união estável

Conversão para o casamento

Caso o casal esteja vivendo em união estável, ele poderá, perfeitamente, fazer a conversão para o casamento. Isso está previsto no Código Civil brasileiro, artigo número 1.726. O casal interessado deverá manifestar a sua vontade para um juiz, sendo que este irá fazer a conversão. O casal deverá ir até um cartório de registro civil, portando todos os documentos necessários, e iniciar o processo para que a sua união estável possa se tornar um casamento.

Pesquisar
Artigos Relacionados