Diferenças entre candomblé e umbanda
Sendo duas crenças que cultuam os Orixás, muitas pessoas não sabem as diferenças entre candomblé e umbanda. Apesar de ter pontos em comum, as duas religiões são bastantes distintas uma da outra.
Diferenças entre candomblé e umbanda: as origens
A primeira das diferenças entre candomblé e umbanda são as origens históricas das duas crenças.
Candomblé possui suas raízes vindas do continente africano e seu primeiro registro em terras brasileiras ocorreu em 1549, com a vinda dos escravos. A origem do candomblé é ainda mais antiga, da África.
Enquanto isso, a Umbanda, mesmo com características africanas, é uma religião que nasceu no Brasil, com influencias também indígenas, europeias, espíritas e católicas. A primeira observação da Umbanda aconteceu no ano de 1890, no qual um professor, médico e antropólogo do Maranhão chamado Nina Rodrigues escreveu sobre os rituais da religião feitos em território baiano.
A crença nos Orixás
Apesar das duas crenças cultuarem os Orixás, existe diferenças entre candomblé e umbanda sobre a forma como acreditam. Na umbanda, é trabalhado principalmente com a questão do plano espiritual. Esses seres são como guias para os seres humanos, que aparecem como os Orixás. Cada espírito possui um nome específico, como o Orixá Xango, que seria o espírito do fogo e do trovão e o Orixá Obá, que é a dona da guerra.
Uma das diferenças entre candomblé e umbanda é que, enquanto na umbanda pode-se incorporar crianças, caboclos, velhos e outros seres, no candomblé só são incorporados os ancestrais Orixás. Esses seres são mais que apenas espíritos, são deuses que nasceram na África em tempos muito distantes.
Diferenças entre candomblé e umbanda: deuses e outros seres
Sendo uma religião afro-brasileira, a umbanda é adepta de somente um deus, entretanto eles acreditam em diversos tipos de divindades, chamadas de Orixás. Essa é uma das diferenças entre candomblé e umbanda, já que a influencia católica na religião umbandistas, ainda traz o culto a São Cosme e Damião, São Jorge, Nosso Senhor do Bonfim e Santa Bárbara.
Já a crença de raízes africanas Candomblé, é uma religião monoteísta, ou seja, que acredita e tem fé em apenas um deus. Sendo uma das diferenças entre candomblé e umbanda, o candomblé é dividido em nações, como Ketu, Bantu e Jejé. Cada uma delas acredita em um ser supremo, sendo Olorum, Nzambi e Mawu, respectivamente.
Local onde acontecem os cultos
Entre as diferenças entre candomblé e umbanda é que na umbanda, os cultos e rituais são realizados em templos ou terreiros e são liderados pelo pai de santo ou mãe de santo, os membros mais sábios da religião. São eles que conduzem o ritual e que também podem receber a incorporação dos espíritos.
Já o candomblé também pode ser cultuado em casas. Uma das diferenças entre candomblé e umbanda é que somente mulheres podem ser as lideres dos rituais realizados pelos candomblezistas. São milhares de templos espalhados em todo o Brasil, com sedes no principalmente no Rio de Janeiro e Bahia, mas também no Maranhão, Pernambuco, Alagoas.