Diferenças entre candomblé e umbanda

links patrocinados

Diferenças entre candomblé e umbanda

Sendo duas crenças que cultuam os Orixás, muitas pessoas não sabem as diferenças entre candomblé e umbanda. Apesar de ter pontos em comum, as duas religiões são bastantes distintas uma da outra.

Diferenças entre candomblé e umbanda: as origens

A primeira das diferenças entre candomblé e umbanda são as origens históricas das duas crenças.

Diferenças entre candomblé e umbanda Conheça as Diferenças entre candomblé e umbanda

Candomblé possui suas raízes vindas do continente africano e seu primeiro registro em terras brasileiras ocorreu em 1549, com a vinda dos escravos. A origem do candomblé é ainda mais antiga, da África.

Enquanto isso, a Umbanda, mesmo com características africanas, é uma religião que nasceu no Brasil, com influencias também indígenas, europeias, espíritas e católicas. A primeira observação da Umbanda aconteceu no ano de 1890, no qual um professor, médico e antropólogo do Maranhão chamado Nina Rodrigues escreveu sobre os rituais da religião feitos em território baiano.

Umbanda

A crença nos Orixás

Apesar das duas crenças cultuarem os Orixás, existe diferenças entre candomblé e umbanda sobre a forma como acreditam. Na umbanda, é trabalhado principalmente com a questão do plano espiritual. Esses seres são como guias para os seres humanos, que aparecem como os Orixás. Cada espírito possui um nome específico, como o Orixá Xango, que seria o espírito do fogo e do trovão e o Orixá Obá, que é a dona da guerra.

Uma das diferenças entre candomblé e umbanda é que, enquanto na umbanda pode-se incorporar crianças, caboclos, velhos e outros seres, no candomblé só são incorporados os ancestrais Orixás. Esses seres são mais que apenas espíritos, são deuses que nasceram na África em tempos muito distantes.

Diferenças entre candomblé

Diferenças entre candomblé e umbanda: deuses e outros seres

Sendo uma religião afro-brasileira, a umbanda é adepta de somente um deus, entretanto eles acreditam em diversos tipos de divindades, chamadas de Orixás. Essa é uma das diferenças entre candomblé e umbanda, já que a influencia católica na religião umbandistas, ainda traz o culto a São Cosme e Damião, São Jorge, Nosso Senhor do Bonfim e Santa Bárbara.

Já a crença de raízes africanas Candomblé, é uma religião monoteísta, ou seja, que acredita e tem fé em apenas um deus. Sendo uma das diferenças entre candomblé e umbanda, o candomblé é dividido em nações, como Ketu, Bantu e Jejé. Cada uma delas acredita em um ser supremo, sendo Olorum, Nzambi e Mawu, respectivamente.

Candomblé

Local onde acontecem os cultos

Entre as diferenças entre candomblé e umbanda é que na umbanda, os cultos e rituais são realizados em templos ou terreiros e são liderados pelo pai de santo ou mãe de santo, os membros mais sábios da religião. São eles que conduzem o ritual e que também podem receber a incorporação dos espíritos.

Já o candomblé também pode ser cultuado em casas. Uma das diferenças entre candomblé e umbanda é que somente mulheres podem ser as lideres dos rituais realizados pelos candomblezistas. São milhares de templos espalhados em todo o Brasil, com sedes no principalmente no Rio de Janeiro e Bahia, mas também no Maranhão, Pernambuco, Alagoas.

Pesquisar
Artigos Relacionados