Diferenças entre astrologia e astronomia

links patrocinados

Diferenças entre astrologia e astronomia

Os termos “astrologia” e “astronomia” costumam causar bastante confusão. Isso acontece porque, mesmo se analisarmos a etimologia das palavras, não conseguiremos encontrar diferenças substanciais. A origem do termo “astronomia” vem de astér + nomos, o que seria algo como a “lei dos astros”. “Astrologia”, por sua vez, vem de astér + logos, o que seria o “estudo dos astros”.

Logo de cara, podemos perceber a principal semelhança entre astrologia e astronomia: ambas se utilizam dos astros, ou seja, dos corpos celestes, como objeto de estudo. Contudo, não é exagero dizer que as semelhanças param por aí. Embora tenham um mesmo objeto, as duas práticas possuem um método completamente distinto, tanto em suas análises como em suas conclusões. Abaixo, conheça um pouco mais sobre as distinções entre astronomia e astrologia.

O que é astrologia

A astrologia é um estudo dos astros que não tem reconhecimento da comunidade científica.

Diferenças entre astrologia e astronomia Astrologia e Astronomia

Seu objetivo é, grosso modo, prever a influência dos corpos celestes sobre diversos aspectos da vida das pessoas, como comportamento, vida amorosa e muito mais. Isso é feito tomando por base a data de nascimento da pessoa analisada, pois a posição dos astros naquele momento é determinante para algumas ações futuras.
Dentre as atividades mais conhecidas dos astrólogos estão a construção de mapas astrais e horóscopos. O astrólogo é um profissional ligado ao universo místico. Por isso, não é raro que estes profissionais também sejam adeptos de outras filosofias espirituais.

Astronomia

O que é astronomia

A astronomia, por sua vez, é uma ciência exata. Seu objetivo é analisar a origem, composição, evolução, classificação e deslocamento dos mais variados corpos celestes. Diferente da astronomia, a astrologia se preocupa apenas com certo grupo de astros. Para os astrônomos, entretanto, todos os corpos celestes são objetos de estudo.

O astrônomo precisa de formação profissional no Ensino Superior. Seu trabalho tem como principais características o uso intenso de matemática e física, além de um grande poder de observação. A astronomia é uma das ciências mais antigas da humanidade, tendo sido de extrema importância para o desbravamento do planeta pelos povos europeus.

Astrologia

A origem comum de astrologia e astronomia

A confusão entre astrologia e astronomia não é comum apenas pela semelhança entre os nomes. Nos séculos XVI e XVII as duas práticas estavam intimamente ligadas. O alemão Johannes Kepler, um dos pais da astronomia, tinha uma estreita ligação com a astrologia, por acreditar que os corpos celestes eram objetos perfeitos e eternos. Kepler constantemente questionava se os corpos celestes não possuíam aspectos ocultos que influenciassem o caos cotidiano da humanidade.

Antes de Kepler, os primórdios da astronomia podem ser identificados nas atividades dos sacerdotes da Europa antiga, que relacionavam as estrelas a deuses. Ou seja, utilizavam simultaneamente conceitos da astronomia e da astrologia.

Confira as Diferenças entre astrologia e astronomia

Convivência entre astronomia e astrologia

Por possuírem objetivos muito distintos, a astronomia e a astrologia têm uma coexistência pacífica, sem que uma influencie na atuação da outra. Ambas compartilham do fascínio pelo céu, mas seus praticantes têm uma formação completamente diferente.

Pesquisar
Artigos Relacionados