Dieta balanceada

Dieta balanceada

Dieta balanceada

Uma dieta balanceada consiste basicamente na ideia de comer um pouco de tudo, equilibrando proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, entre outros benefícios que encontramos nos alimentos.

O mesmo se dá através das vitaminas, já que cada uma contribui de forma diferente na nossa formação e desenvolvimento. Se você comer o mesmo tipo de alimentos, irá absorver as mesmas vitaminas o tempo todo – ou seja, se a única fruta que você come é banana, a única vitamina que você absorve é a B. Enquanto existem muitas, outras, como a C, A, B1, B2, entre outras.

A dieta balanceada também envolve comer alimentos de propriedades diferentes: massas, carnes, saladas, verduras, sementes, etc. As contribuições dessa alimentação influencia: o funcionamento adequado do intestino, a boa circulação, o fortalecimento dos ossos, a manutenção adequada do peso, entre vários outros fatores que contribuem para uma boa qualidade de vida e uma saúde prolongada.

Cuidados

Algumas dicas para evitar problemas futuros de saúde incluem: pesquisar sobre possíveis doenças genéticas (câncer, diabetes, distúrbio na tireóide, colesterol, ácido úrico e gastrite, etc.). Além disso, a prática rotineira de atividades físicas – seja uma caminhada básica ou esportes como vôlei, ciclismo, basquete, futebol, corrida, yoga, pilates e mesmo uma visita semanal na academia já afeta positivamente a sua saúde – a resistência física, o fôlego, a disposição, o sono, tudo fica melhor quando se pratica alguma atividade. Até mesmo aqueles que já tem uma vida muito atribulada podem fazer opções para melhorar a performance física: caminhar ao invés de dirigir até a padaria próxima, optar pela escada ao invés do elevador, escolher um salgado assado no lugar do frito, entre outras questões.

Para quem deseja emagrecer ou fortalecer a estrutura corporal, as principais dicas são: acompanhamento de nutricionista, com um cardápio próprio indicado – ou seja, comer em intervalos de menos de três horas, com lanches pela tarde e pela manhã, incluindo frutas e produtos naturais, como iogurtes, sementes, peixes, cereais, leite desnatado, linhaça, farinhas, aveias, etc. A outra sugestão é para quem possui um pouco mais de verba e deseja fortalecer o físico, além de prestar atenção nos alimentos. Um personal trainer pode contribuir bastante para que você tenha maior resistência, além de equilibrar o gasto de energia com uma alimentação de baixo valor calórico.

Evite exageros

A alimentação balanceada é totalmente contrária ao ato de evitar determinados tipos de pratos ou então passar horas sem se alimentar corretamente. Tudo isso afeta o funcionamento do metabolismo, podendo atrasar ainda mais os seus objetivos de ficar mais saudável, perder peso e ter um corpo mais definido. Por esses motivos, evite dietas malucas com cardápios que consistem apenas de alface ou líquidos, pois esses processos podem até trazer resultados, mas eles são de curto prazo e afetam a sua saúde.

Opte por ser mais consciente com relação à quantidade de porções na hora de preparar os pratos e também de evitar o que faz mal à saúde, como o álcool em excesso, o cigarro em qualquer quantidade, refrigerantes, gorduras saturadas e qualquer relação com o colesterol ruim.

Fotos

Dieta balanceadaDieta balanceada
Manter uma dieta saudável ajuda na perda de pesoManter uma dieta saudável ajuda na perda de peso
Procure um nutricionista para montar uma dieta balanceadaProcure um nutricionista para montar uma dieta balanceada

GD Star Rating
loading...
Dieta balanceada, Nota: 5.0 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados