Dicas para evitar acidentes domésticos com crianças

links patrocinados

Dicas para evitar acidentes domésticos com crianças

Quem tem crianças pequenas em casa sabe como elas podem ser curiosas. Isso é completamente normal, pois as crianças estão em constante processo de aprendizagem, sempre curiosas com o que está à volta. Contudo, isso também pode acabar se tornando um problema para os pais. Se não forem tomados diversos cuidados em casa, há muitas chances de que as crianças se acidentem. Para termos uma ideia, estima-se que cerca de 50% dos acidentes com crianças até os nove anos tenham relação com quedas. E, destas quedas, quase 70% acontecem dentro de casa.

Felizmente, com alguns cuidados podemos resolver, ou pelo menos minimizar de maneira considerável, a possibilidade de acidentes em casa. Confira, abaixo, algumas dicas que te ajudarão a evitar acidentes domésticos com crianças.

Cuidados básicos para evitar acidentes domésticos com crianças

A primeira coisa que devemos ter em mente é que as crianças jamais podem ficar sozinhas em casa.

Dicas para evitar acidentes domésticos com crianças Cuidados com as crianças

Também é preciso evitar que bebês ou crianças de colo fiquem sob a responsabilidade de adolescentes – como irmãos mais velhos, por exemplo. Uma criança precisa sempre ter um adulto por perto.
Também é preciso lembrar que as crianças se espelham nas atitudes dos pais. Por isso, desde a primeira infância, precisamos orientar as crianças sobre os riscos que existem dentro e fora de casa. Isso não precisa ser feito com exageros ou até mesmo mentiras. Basta explicar, de maneira clara, sobre os cuidados que precisam ser tomados no dia a dia para que as crianças evitem acidentes domésticos.

Acidentes domésticos

Itens de segurança para evitar acidentes domésticos com crianças

O diálogo é extremamente importante, mas, claro, não resolve todos os problemas. Para evitar acidentes domésticos com crianças, precisamos também reforçar a segurança de nossa residência. Um cuidado fundamental é instalar redes e grades de proteção em janelas e sacadas. Evite, também, deixar bancos, camas e cadeiras perto de janelas, pois estes objetos podem ser escalados por crianças pequenas.
O chão também precisa de alguns cuidados. Evite encerar o piso, pois ele fica escorregadio. Se você quer tapetes em casa, dê preferência aos antiderrapantes. Não deixe que as crianças brinquem em sacadas, escadas e lajes, pois estes locais aumentam os riscos de queda.

Saiba como prevenir acidentes domésticos com crianças

Cuidados com as tomadas

As tomadas também são uma grande causa de acidentes domésticos entre as crianças. Para resolver este problema, utilize protetores em todas elas. Estes produtos podem ser encontrados facilmente em supermercados. Mesmo com toda a casa protegida, explique para seu filho o risco de colocar o dedo em tomadas, pois ele pode frequentar lugares onde não existe a proteção.

Confira as Dicas para evitar acidentes domésticos com crianças

Outros cuidados

Os produtos de limpeza também merecem um cuidado a parte. Guarde todos em um local alto, de preferência em armários com chave. Os medicamentos também precisam ficar longe do alcance das crianças. Quando seu filho precisar de remédios, nunca os associe a balas e outros doces, pois isso pode induzir a criança a tentar pegá-los depois. Preste atenção também em tanques e baldes, pois as crianças podem se afogar mesmo com pouca água.

Pesquisar
Artigos Relacionados