Dicas para economizar no supermercado

links patrocinados

Dicas para economizar no supermercado

O orçamento doméstico é alvo de uma preocupação crescente. Todos os meses, temos que nos esforçar para que o dinheiro seja suficiente para pagar as contas e, se possível, construir uma pequena poupança. Muitas vezes, o grande problema nem é ganharmos pouco, mas desperdiçarmos dinheiro com produtos e serviços desnecessários. Neste sentido, o supermercado pode ser um dos grandes vilões do orçamento.

Você provavelmente já teve de jogar produtos inteiros no lixo, por perder o prazo de validade. Isso, antes de qualquer coisa, é culpa da falta de planejamento na hora de fazer compras. Se você quer acabar com o desperdício e, de quebra, economizar um bom dinheiro, confira nossas dicas para economizar no supermercado.

Como economizar no mercado: a lista de compras

Dicas para economizar no supermercado Conheça as Dicas para economizar no supermercado

Pior coisa que podemos fazer é ir ao supermercado sem uma lista de compras. Sem uma relação do que é necessário em casa, acabamos fazendo compras por impulso e, muitas vezes, até comprando itens repetidos, que provavelmente vão passar do prazo de validade. Antes mesmo de ir ao supermercado, é importante montar um cardápio semanal em casa, tendo como base os ingredientes que já compramos. A partir deste cardápio, veja os ingredientes que estão faltando e comece a montar sua lista de compras.

Quando for montar sua lista de compras, dê preferência a produtos “da época” que, além de terem mais qualidade, serão bem mais baratos. Embora as promoções de alimentos sejam tentadoras, faça um esforço para comprar apenas o necessário. De nada adianta pagar menos por um produto e jogá-lo fora depois.

Confira as Dicas para economizar no supermercado

Compras semanais ajudam a economizar no supermercado

Muitos consumidores apostam nas compras mensais devido à comodidade. Contudo, de acordo com diversos especialistas em finanças domésticas, isso é um erro. As compras mensais ajudam no aumento do desperdício, pois muitos produtos acabam perdendo a validade. O ideal é realizar compras aos finais de semana, a partir de um cardápio semanal organizado para os dias seguintes.

Se você vive em uma grande cidade, é interessante optar por compras pela internet, já oferecidas por muitas redes de supermercados. Neste sentido, há uma economia indireta, pois você não precisará gastar combustível para se deslocar até o supermercado.

Supermercado

Evite as sobras

Após as compras, é possível continuar tomando atitudes para economizar no supermercado. Uma delas é cozinhar apenas para o dia. Evite fazer grandes porções que deixem muitas sobras, pois há grandes chances de que os alimentos acabem parando no lixo.

Dicas para economizar no supermercado - saiba mais

Outras dicas

Se você tem uma rotina apertada, opte por alimentos que podem ser congelados após estarem prontos. Desta forma, é possível cozinhar várias coisas no final de semana e, durante os dias úteis, apenas descongelá-los e aquecê-los.

Quando for às compras, esteja bem alimentado, pois isso diminui de maneira considerável o impulso de comprar produtos supérfluos. Neste sentido, também é uma boa ideia deixar as crianças em casa, pois elas são facilmente influenciáveis pelos produtos das prateleiras. Se você não tem outra opção, ao menos tente negociar com as crianças, limitando o número de produtos que elas podem escolher.

Pesquisar
Artigos Relacionados