Dicas para ceia de Natal vegetariana

links patrocinados

Dicas para ceia de Natal vegetariana

As festas do final de dezembro, que marcam o término de um ano e o início de um novo ciclo, são ansiosamente aguardadas pela maioria das pessoas. Contudo, este também é um período bem trabalhoso, que envolve a compra de presentes, a organização da casa e, claro, os preparativos para a ceia de Natal.

É comum que a ceia de Natal seja “gorda”, com variados tipos de carnes na mesa, como peru, chester e até leitão. Por isso, a ceia de Natal pode ser um problema para quem está de dieta, ou simplesmente não come carne por questões ideológicas ou de saúde. Se este é o seu caso, não se preocupe: é possível fazer uma ceia de Natal deliciosa e, ao mesmo tempo, evitar a carne na mesa. Tudo depende de sua imaginação e dos ingredientes corretos. Se você quer eliminar completamente a carne de sua ceia, confira logo mais algumas dicas para uma gostosa ceia de Natal vegetariana.

Pratos principais para a ceia de Natal vegetariana

Dicas para ceia de Natal vegetariana Conheça as Dicas para ceia de Natal vegetariana

Quando um “carnívoro” encontra alguém que não come carne, geralmente fica na dúvida sobre a variedade possível de alimentos com esta restrição. Entretanto, a dieta vegetariana pode ser tão rica quanto qualquer outra, desde que haja um maior cuidado com temperos e variação de ingredientes. Para pratos principais da ceia de Natal, por exemplo, é possível fazer um assado de lentilhas, com vinho seco, alecrim, louro e cogumelos. Outra opção que nunca falha é o strogonoff vegetariano, utilizando proteína texturizada de soja média. Caso você nunca tenha feito a popular PTS, há diversas receitas na internet que ensinam como tirar o gosto forte do alimento, utilizando limão ou vinagre durante a hidratação.

Os cogumelos são um dos grandes trunfos da culinária vegetariana. Você pode optar por uma massa ao molho funghi, ou fazer champignons (na versão natural, não em conserva) na manteiga.

Algumas Dicas para ceia de Natal vegetariana

Outros pratos para a ceia de Natal vegetariana

A culinária vegetariana também pode trazer pratos de Natal como alcachofras recheadas com tomate e azeitona, patê de abacate, canelone com espinafre e abóbora, grão de bico e muito mais. Se você pretende fazer uma ceia vegana, ou seja, que também exclua leite e ovos, é possível até mesmo fazer sobremesas tradicionais, como o pavê, substituindo o leite comum pelo de soja.

Confira as Dicas para ceia de Natal vegetariana

Farofa

A indispensável farofa de Natal, que costuma levar miúdos de frango, pode ficar igualmente deliciosa com substitutos como alcaparras, pimenta biquinho, proteína de soja, cenoura, castanhas e azeitonas.

Ceia de Natal vegetariana

Onde encontrar receitas

Atualmente, a culinária vegetariana é extremamente rica e variada. Se você quer encontrar receitas para sua ceia de Natal vegetariana, é possível achar muitas opções em sites especializados em culinária, como o Tudo Gostoso e o Cyber Cook. No Catraca Livre há uma compilação de receitas para o Natal, dividida em pratos principais, acompanhamentos, sobremesas, petiscos e muito mais. Caso você não tenha muita experiência com a culinária vegetariana, faça alguns testes antes da ceia de Natal. O mais difícil é acertar o tempero. Com a prática, os pratos ficaram deliciosos.

Pesquisar
Artigos Relacionados