Dicas de turismo em Ouro Preto

links patrocinados

Dicas de turismo em Ouro Preto

Localizada na região metropolitana da capital mineira, Ouro Preto é uma das cidades mais famosas do Brasil, principalmente por sua arquitetura colonial. Ouro Preto foi a primeira cidade do país a ser declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o que aconteceu em 1980. Atualmente, Ouro Preto tem pouco mais de 70 mil habitantes, mas recebe um número superior de turistas todos os anos.

História da cidade

Dicas de turismo em Ouro Preto Turismo em Ouro Preto

Antes da chegada dos colonizadores, a região onde se situa Ouro Preto era habitada por diversos povos indígenas. No século XVI, os bandeirantes paulistas começaram a chegar à região, principalmente em busca de ouro e outras pedras preciosas. No século seguinte foram encontradas as primeiras pepitas de ouro no local, o que estimulou a vinda de vários outros desbravadores. A cidade de Ouro Preto foi oficialmente fundada em julho de 1711. Durante anos, a exploração do ouro foi a única atividade no local. O nome da cidade foi escolhido porque o ouro lá encontrado possuía uma camada de paládio, que lhe conferia um tom mais escuro.
Atualmente, a economia de Ouro Preto está voltada para o turismo histórico. A cidade também possui receitas advindas da mineração e siderurgia, com empresas como a Alcan, a maior fábrica de alumínio brasileira. Contudo, hoje os metais explorados na cidade são manganês, bauxita e ferro, principalmente.

Conheça as Dicas de turismo em Ouro Preto

Turismo em Ouro Preto: o que visitar

Quem vai a Ouro Preto não pode deixar de visitar o Museu Aleijadinho, que conta com um grande acervo de obras do mais famoso escultor brasileiro. Quem gosta de museus, aliás, terá um prato cheio na cidade, com locais como o Museu da Inconfidência, o Museu do Oratório, a Casa de Tomás Antônio Gonzaga e diversos outros.
As igrejas também são um ponto forte do turismo em Ouro Preto. Ao todo são dez igrejas antigas, a maioria delas construída no século XVII. Os destaques são a São Francisco de Assis, de 1770; a Nossa Senhora da Conceição, que também conta com obras de Aleijadinho; e a Nossa Senhora do Pilar, que possui cerca de 400 quilos de ouro em sua ornamentação.

Saiba mais sobre as Dicas de turismo em Ouro Preto

Gastronomia

O clima histórico e a rica culinária de Minas Gerais criam um ambiente propício para belos cafés e restaurantes em estilo rústico. No centro de Ouro Preto podemos encontrar lugares como o Café Chopp Real, o Bar Barroco, o Restaurante Café Geraes e vários outros estabelecimentos. Uma das grandes vantagens de Ouro Preto é o baixo preço das refeições. Mesmo nas partes turísticas, é possível encontrar estabelecimentos com refeições por quilo a preços mais do que convidativos.

Conheça Dicas de turismo em Ouro Preto

Turismo em Ouro Preto: onde ficar

Graças à sua infraestrutura turística, Ouro Preto oferece os mais diversos tipos de hospedagens. A cidade possui 18 pousadas e sete hotéis, com destaque para a Pousada do Arcanjo e o hotel Solar do Rosário. Quem não deseja tanto conforto pode optar pelo albergue Brumas Hostel, que anualmente recebe muitos estudantes de todas as regiões brasileiras. As diárias do hostel custam cerca de R$50, com direito a café da manhã.

Pesquisar