Dicas de turismo em Goiás

links patrocinados

Dicas de turismo em Goiás

Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, o estado de Goiás tem uma população superior a seis milhões de habitantes, distribuídos por 246 municípios. Embora tenha o setor primário, de agricultura, como sua principal fonte de renda, o estado de Goiás também se destaca pela prestação de serviços, notadamente pelo turismo. Seja na capital ou no interior, o estado oferece diversas atrações para os visitantes. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre o turismo em Goiás.

Turismo em Goiás: a capital

Dicas de turismo em Goiás Confira as Dicas de turismo em Goiás

Goiânia, a capital do estado, concentra cerca de 1,4 milhão de habitantes. A cidade é conhecida por seu caráter cultural, com destaque para festivais como Goiânia Noise Festival, Goiânia Rodeo Festival e Micarê Goiânia. Como podemos perceber, a cidade é bastante eclética em suas atrações, oferecendo eventos para os mais diversos gostos.

A arquitetura e a gastronomia também são pontos de destaque no turismo da capital goiana. A culinária do local é fortemente influenciada pelas cozinhas baiana e mineira, com pratos como galinhada, pamonha, cuscuz e muitos outros.

Goiás

Turismo ecológico em Goiânia

Além das belezas da capital, o interior de Goiás também é excelente para o turismo. Quem gosta de turismo ecológico terá diversas opções no estado, principalmente nas regiões de cerrado. Nesse sentido, destacam-se o Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O norte goiano se destaca por suas belas cachoeiras e grutas, principalmente no município de São Domingos, que abriga mais de mil cavernas e grutas. Outros municípios que se destacam por sua proximidade com a natureza são Corumbá de Goiás, Formosa, Pirenópolis e Alto Paraíso.

Outro grande destaque das belezas naturais do turismo em Goiás são as águas termais, que têm a cidade de Caldas Novas como o maior símbolo. O município é, inclusive, um dos mais visitados do país, principalmente por turistas da região sudeste. A rede hoteleira de Caldas Novas se destaca pelo grande número de estabelecimentos luxuosos.

Turismo em Goiás

Turismo histórico

Para quem gosta de turismo histórico, Goiás também oferece diversas opções. O estado foi colonizado há bastante tempo, o que faz dele uma região com prédios históricos em estilo colonial. A capital possui muitas destas construções, sendo que diversas têm passado por um processo de restauração.

O Centro Histórico de Goiás, localizado na capital, foi considerado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 2001. O município de Pirenópolis também se destaca neste sentido, com ruas de pedra e ladeiras que lembram cidades famosas como Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. A cidade de Pilar de Goiás, por sua vez, é uma das mais conservadas do período colonial.

Conheça as Dicas de turismo em Goiás

Outras atrações

O turismo em Goiás também se destaca com atrações de caráter cultural, como a Feira Hippie da capital, a maior de toda América Latina. Os municípios de Alto Paraíso de Goiás e Caiapônia são conhecidos por suas comunidades isoladas, que acreditam em poderes naturais místicos. Outro destaque é o turismo religioso de Goiás, principalmente no que diz respeito às grandes procissões romarias como a do Fogaréu, a de Trindade e a de Niquelândia.

Pesquisar
Artigos Relacionados