Dicas de segurança para pedestres

links patrocinados

Dicas de segurança para pedestres

A quantidade de veículos nas ruas das cidades brasileira vem crescendo de forma impressionante. Há algumas cidades onde o número de carros quase ultrapassa o número de habitantes e, por conta disso, o trânsito fica caótico em vários momentos do dia. Nas grandes metrópoles e capitais, há momentos em que o trânsito chega a parar, pois não flui como deveria ou as vias não suportam mais a grande quantidade de veículos.
As pessoas que andam a pé têm dificuldades imensas na hora de se locomover neste trânsito maluco do dia a dia. Para quem acha que não faz parte do trânsito, é bom começar a mudar de opinião. Até porque, no Código de Trânsito do Brasil somos considerados pedestres. E somos a parte mais frágil do sistema de trânsito justamente porque não passamos de 20 km/h de velocidade e não temos uma estrutura que pode nos proteger contra batidas.
Por isso, é importante obter dicas de segurança para ser pedestre . Muitas destas dicas podem fazer a diferença na hora de salvar vidas!

Segurança dos pedestres: dicas úteis

Dicas de segurança para pedestres Pedestres

Há algumas dicas de segurança para os pedestres que podem parecer clichês, como sempre atravessar na faixa ou esperar o semáforo fechar para atravessar a rua. Mas muitas pessoas insistem em fazer errado, atravessar no meio da vida, em diagonal ou com o semáforo liberado para os carros. Estes tipos de ações dos pedestres prejudicam sua segurança e podem causar um acidente. E quando falamos de acidente com carros e pedestres, na maioria das vezes, dependendo da velocidade, é fatal.

Segurança dos Pedestres

Obrigações dos Pedestres

Sobre a obrigação dos pedestres, por questões de segurança, de andar na calçada todos sabem. Mas o que fazer quando não há calçada? O próprio Código de Trânsito prevê esta situação e diz que, em caso de falta de calçada o pedestre tem prioridade sobre os carros para utilizar o canto da via. O trajeto deverá ser feito em fila única e não poderá ser feito quando a sinalização não permita tal ato.
Outra informação sobre segurança aos pedestres: todos os pedestres tem prioridade na travessia da faixa de segurança quando não houver sinalização com semáforo. Ou seja, você pode atravessar a rua sem problemas, mesmo em vias de grande movimento, desde que olhe sempre antes de colocar o pé na via e seja prudente na travessia.

Obrigações dos Pedestres

Segurança dos pedestres em primeiro lugar

Com o alto número de acidentes envolvendo pedestres, os órgãos públicos que regulamentam o trânsito nas cidades como DETRAN e as Secretarias Municipais de Trânsito desenvolvem constantemente programas de educação de motoristas e pedestres para o trânsito.
Nestes programas, a segurança dos pedestres é sempre colocada em primeiro lugar, justamente pela fragilidade deste membro do sistema de trânsito.
Fique atento a estes programas e siga sempre as instruções dos orientadores.

Faixas de sinalização

Seja um pedestre cidadão

Além destas pequenas dicas de segurança para pedestres, você pode fazer sua parte, sendo um pedestre responsável e prudente: sempre olhar para os lados antes de atravessar, ajudar os cegos, os idosos, os portadores de deficiência, são ações simples que trazem mais segurança aos pedestres e evitam acidentes graves. Seja consciente em suas ações no trânsito e se torne uma pessoa melhor.
Para obter mais informações sobre o Código de Trânsito Brasileiro acesse o site do DETRAN de seu estado ou o site do Governo Federal.

Pesquisar
Artigos Relacionados