Dicas de segurança para motos

links patrocinados

Dicas de segurança para motos

Pilotar uma motocicleta é uma arte. No Brasil há muitos motociclistas, seja para trabalho, passeio, ou transporte mesmo, é uma das maneiras mais econômicas, ágeis e baratas para se aventurar no trânsito cada vez mais caótico das grandes metrópoles brasileiras.

Conheça mais Dicas de segurança para motos

Dicas de segurança para motos Segurança para motos

Todos dizem que o para-choques da motocicleta é o próprio motociclista. E isso é a mais pura verdade. Todos os dias, motoqueiros morrem nas estradas e nas avenidas brasileiras por conta da imprudência dos motoristas e também dos motoqueiros.
Mas será que os acidentes podem ser evitados? Será que há uma maneira considerada correta de pilotar uma moto? Não jeito ‘certo’ de se pilotar, mas há procedimentos realizados pelos motociclistas que podem diminuir as chances de se acidentar. Aqui vão algumas dicas de segurança para motos .

Conheça as Dicas de segurança para motos

Prudência salva vidas

Um dos principais motivos que causam acidentes com motos é o famoso corredor. Andar no corredor consiste em andar entre os carros, geralmente quando o trânsito está lento ou parado. Isso gera um ganho de tempo para o motoqueiro, mas é extremamente perigoso. Motoristas podem mudar de faixa de uma hora para a outra. Uma dica de segurança neste caso é andar devagar e nunca quando os carros estiverem em movimento.
Outra dica de segurança para motos é sobre a visibilidade. Nunca mude de faixa ou faça uma conversão sem olhar para trás e também para o retrovisor. Você pode evitar colisões desnecessárias.
Ao cruzar uma via, mesmo com o sinal aberto, confira se não há nenhum motorista vindo em alta velocidade. Às vezes, logo após o sinal para você abrir, alguns motoristas tentam aproveitar o amarelo e passam no vermelho, com velocidade elevada.

Motos e transito

Antecipe o perigo

Antecipar o perigo é sempre contar que algo pode acontecer. Por isso, mantenha sempre uma distância razoável do carro da frente e não ande em grupos de motoqueiros. Além disso, não ande muito próximo do meio fio e esteja sempre alerta a buzinas e luzes que podem avisar algum problema na via.
Muitos dizem que, no trânsito, o problema não é você, mas os outros. Por isso, fique atento aos motoristas apressados e também os mais lentos. Ambos podem provocar um acidente se você não prestar atenção em suas manobras.
Os bons motoqueiros sabem usar os dois freios – dianteiro e traseiro – sempre que precisa. Então, por medida de precaução, permaneça com um ou dois dedos sobre o freio dianteiro para o caso de uma emergência ou parada brusca.

Consciência mo trânsito

Pilote conscientemente

As dicas de segurança para motos são sempre bem vindas e muito úteis. Porém, além dos procedimentos quase obrigatórios no trânsito há cuidados de segurança que você precisa tomar ainda em casa, antes de pegar a moto e dar suas voltas.
Mantenha sempre os pneus em bom estado, os freios verificados, o nível de combustível no tanque e use roupas adequadas para pilotar. Em caso de queda, você pode se machucar menos se estiver usando roupas mais grossas.
Mantenha seu emocional o mais puro possível, ou seja, caso esteja nervoso, ansioso, ou não esteja confiante, espere, se acalme e só depois, pegue a moto. Todos nós cometemos erros quando não estamos em nosso estado emocional normal.
Siga estas dicas de segurança para motos e evite acidentes. A vida agradece!

Pesquisar
Artigos Relacionados