Dicas de jogos educativos para sala de aula

links patrocinados

Dicas de jogos educativos para sala de aula

Para deixar as aulas mais divertidas, alguns professorem optar por mudar algumas programações e aplicar jogos com a turma escolar. Na falta de ideias, confira algumas dicas de jogos educativos para sala de aula.

Sobre dicas de jogos educativos para sala de aula

Dicas de jogos educativos para sala de aula Confira as Dicas de jogos educativos para sala de aula

Os professores que trabalham com a educação de crianças precisam estar sempre inovando nos momentos de entretenimento com os alunos. Dependendo dos métodos pedagógicos, existem diversas dicas de jogos educativos para sala de aula que podem ajudar no desenvolvimento do estudante.

Além de ensinar, os jogos ainda são divertidos e proporcionam um momento de descontração com as crianças, com a técnica se encaixando na famosa frase Aprender Brincando. Com a aplicação de algumas dicas de jogos educativos para sala de aula, a formalidade do aprendizado vai ser quebrada e os alunos poderão relaxar um pouco.

Jogos educativos

Ajudar a memorização

Uma dica de jogo educativo para sala de aula que incentiva a fixação de conteúdo dos alunos é fazer um jogo de perguntas e respostas. Sem valer nota, para não pressionar as crianças, o professore pode levar um mapa do Brasil e perguntar sobre os estados, pode fazer perguntas sobre as capitais do país, partes do corpo humano, contas matemáticas, acontecimentos históricos e muitos outros assuntos.

Para ajudar na memorização em geral, uma interessante dica de jogo educativo para a sala de aula é o Jogo da Sequência. O professor deve iniciar uma frase como “Fui ao supermercado comprar morango”, os alunos devem repetir a frase, inserindo um novo elemento como “Fui ao supermercado comprar morango e pêra” e o próximo “Fui ao supermercado comprar morango, pêra e abacate”, e assim por diante até a primeira pessoa errar.

Jogos educativos para sala de aula

Dicas de jogos educativos para sala de aula para incentivar a imaginação

Para que as crianças utilizem a ferramenta mais marcante da infância, a imaginação, dicas de jogos educativos para sala de aula podem incentivar o pensamento dos alunos. Distribua uma folha de papel em branco para cada aluno e peça para que eles comecem uma história.

Ao sinal do professor, todos devem passar a página para o colega ao lado, que continuará com a trama. Quando passar por todos os estudantes e chegar novamente ao dono original, peça para as crianças que tiverem as histórias mais interessantes ou engraçadas que leiam em voz alta para toda a turma.

Conheça as Dicas de jogos educativos para sala de aula

Jogos para realizar em grupos

Para incentivar a união dos alunos e também para que todos se socializem forme grupos mistos e realize uma das dicas de jogos educativos para sala de aula. Pode-se fazer uma atividade dinâmica com a turma, como se fosse uma pequena gincana. Peças para os grupos realizarem diversas tarefas e a equipe que as completarem primeiro e corretamente soma pontos.

Outra dica de jogos educativos para sala de aula que pode ser feita em grupos de alunos e ainda desenvolver o raciocínio das crianças são os jogos de quebra-cabeça ou cruzadinha. Mesmo podendo ser feitos individualmente, o objetivo é incentivar o trabalho em equipe e fazer com que os alunos se divirtam com os colegas.

Pesquisar
Artigos Relacionados