Dicas de filmes sobre mitologia grega

links patrocinados

Dicas de filmes sobre mitologia grega

A Grécia é conhecida como o “berço da civilização”, está metáfora é muito bem empregada à situação, pois foi nesta atual região, que antes se dividia em várias polis, sendo Atenas e Esparta, as polis de maior importância social, econômica e cultural existentes na Antiga Grécia, Atenas era considerada, inclusive a “capital” desta área territorial.

Dicas de filmes sobre mitologia grega – saiba mais

Dicas de filmes sobre mitologia grega Mitologia Grega

Data-se que a primeira manifestação artística foi o teatro, o drama foi o primeiro gênero dramaturgo a ganhar características e classificações, o subsequente foi a comédia. Por mais que o teatro grego tenha bastante influência, sendo a vertente artística de maior popularidade grega, a literatura também teve grande destaque, Homero, escritor dos épicos poemas de Odisseia e Ilíada, foi o primeiro a mesclar fator reais com fantasias e devaneios, trazendo como temática de ambas as obras a Guerra de Troia.

Confira as Dicas de filmes sobre mitologia grega

Mitologia Grega

Na totalidade dos artefatos culturais criados na Grécia Antiga, a religião era explorada. Os gregos cultuavam diversos deuses que tinham formas humanas, exercendo, portanto, uma religião politeísta de caráter antropológica. A religição estava presente em todas as atividades exercidas pelos gregos, desde a cultura, que idolatrava os deuses, até a política, na qual o imperador era considerado também uma figura religiosa.

Dentre os seres e crenças mitológicas de maior expressividade na mitologia grega, aqueles de maior popularidade são: Ninfas, “personificação” da alegria e da meiguice feminina, Sereia, estas persistem na cultura ocidental até os dias de hoje, estes seres são metade mulher e metade peixe, Górgonas, as górgonas são mulheres monstros que normalmente tem o cabelo constituído de serpentes (a espécie de górgona mais famosa é a medusa), Quimera, este é um ser mesclado por dois animais bastante distintos, o leão e a cabra e Minotauro, que talvez seja o símbolo da mitologia grega de maior imponência, meio homem e meio touro, a história diz que ele circulava por um labirinto na Ilha de Creta, o Rei desta ilha mandava diariamente sete mulheres e sete homem para satisfazer a fome da aberração, a mesma história trás a tentativa de milhares de homens tentaram liquidar a fera, entretanto ou se perdiam no caminho ou eram mortos por esta. O grande herói que deu fim ao Minotauro foi Teseu, que munido de uma espada e de um fio de lã, matou o inimigo e saiu do labirinto utilizando o novelo de lã que havia carregado consigo.

Filmes sobre a mitologia grega

Dicas de Filmes Sobre Mitologia Grega

Diversas produções cinematográficas trazem a mitologia, ou como temática principal da produção ou inserida dentro deste. Os filmes de maior renome que abordam a mitologia grega são: Fúria de Titãs, Malpertuis, Percy Jackson e os Olimpianos – O Ladrão de Raios, Hércules e Troia.

Conheça as Dicas de filmes sobre mitologia grega

Aprendendo Assistindo

Uma das melhores formas de estudar algum assunto e assistindo a uma produção cinematográfica do mesmo, pois nos filmes, todos os sentidos humanos são explorados, fazendo com que o telespectador tenha maior concentração e absorção do conteúdo exposto, além disso, o assunto se torna mais interessante, pois é apresentado de forma artística e não pragmática. Se você for professor, teste a abordagem deste tema através de um filme, se for aluno, dê a ideia ao seu mestre.

Pesquisar
Artigos Relacionados