Dicas de filmes espíritas

links patrocinados

Dicas de filmes espíritas

O espiritismo é uma doutrina desenvolvida pelo francês Allan Kardec no século XIX. A doutrina teve como base cinco obras escritas por Kardec após a observação de alguns fenômenos incorpóreos – que receberam a denominação genérica de espíritos. Embora tenha uma série de discordâncias com o catolicismo, o espiritismo também é uma doutrina cristã. O principal ponto de ruptura do espiritismo é a crença na reencarnação. Para os adeptos da doutrina, os espíritos estão constantemente retornando à Terra em outros corpos, com o objetivo de alcançar a evolução.

Espiritismo no Brasil

Dicas de filmes espíritas Filmes espíritas

No Brasil, o espiritismo teve como maior difusor o médium Chico Xavier, que realizou sessões durante décadas, atraindo brasileiros de todas as regiões do país. Apesar de seu sucesso como médium e escritor, Chico Xavier sempre levou uma vida humilde, doando quase todos os seus rendimentos para instituições de caridade.

Assim como em outras partes do mundo, o espiritismo no Brasil tem como uma de suas maiores características o respeito por outras crenças. Os espíritas afirmam que todos os esforços para a realização do bem devem ser valorizados. A Igreja Católica, entretanto, proíbe seus fiéis de participar de sessões espíritas. No Brasil, outra característica importante do espiritismo é sua forte associação com as religiões de matriz africana.

O espiritismo é uma doutrina que atrai muita curiosidade. No Brasil há uma vasta produção cinematográfica em relação ao tema. Confira, abaixo, algumas dicas de filmes espíritas.

Confira as Dicas de filmes espíritas

Filmes espíritas sobre Chico Xavier

O médium Chico Xavier é, sem dúvida, uma das maiores fontes de inspiração para os filmes espíritas. A primeira produção nacional sobre o espiritismo foi o longa-metragem “Joelma 23º andar”, de 1979. Este foi o único filme do país a retratar a tragédia do Edifício Joelma, que sofreu um grande incêndio em 1974, causando a morte de 179 pessoas. O filme de 1979, dirigido por Clery Cunha, teve como inspiração o livro “Somos Seis”, de Chico Xavier.
Nos últimos anos, Chico Xavier voltou a ser pauta nos cinemas. Somente em 2010, três filmes foram lançados tendo o médium como tema: “Chico Xavier”, de caráter biográfico; “Nosso Lar”, baseado em um livro homônimo do médium; e o documentário “As Cartas Psicografadas de Chico Xavier”. No ano seguinte, ainda seria lançado “As Mães de Chico Xavier”.

Conheça as Dicas de filmes espíritas

Outros filmes espíritas nacionais

Em 1983 foi lançado “O Médium”, filme que conta a história do médico espiritual Adriano Jordão; em 1995 foi lançado “O Espiritismo – De Kardec aos Dias de Hoje”, longa-metragem com vários elementos de documentário. Outros destaques foram os filmes “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”, de 2008, e Eurípedes Barsanulfo, documentário de 2006.

Quais as Dicas de filmes espíritas

Filmes espíritas dos Estados Unidos

Os Estados Unidos também possuem uma rica produção cinematográfica sobre elementos do espiritismo. Alguns destaques são “Yesterday’s Children”, de 2000, e “Hereafter”, de 2011, dirigido pelo aclamado Clint Eastwood. É sempre importante ressaltar que há uma diferença enorme entre filmes espíritas e qualquer filme relacionado a espíritos. Os filmes espíritas geralmente tratam da relação mediúnica entre pessoas vivas e espíritos, sem a intenção de causar medo no espectador.

Pesquisar
Artigos Relacionados