Dicas de Filmes Argentinos

links patrocinados

Dicas de Filmes Argentinos

Desde a década de 1990, o cinema da Argentina tem passado por uma reformulação. Atualmente, os filmes argentinos têm se tornado conhecidos por sua criatividade e simplicidade – “simplicidade” em relação aos recursos técnicos, não às tramas, que são extremamente elaboradas. O renascimento do cinema argentino pode ser percebido em números. Em 2012, no Brasil, a venda de ingressos para o cinema teve uma proporção de 0,73 ingressos vendidos por pessoa. Na Argentina, durante o mesmo período, este número foi de 1,25 por pessoa. Ou seja, é como se cada argentino tivesse ido ao cinema pelo menos uma vez no ano.

Características do cinema argentino

A produção cinematográfica argentina, assim como na maioria dos países, é bastante diversificada. Contudo, os filmes argentinos têm algumas características marcantes.

Dicas de Filmes Argentinos Filmes Argentinos

Uma delas é a inteligência dos roteiros, que na maioria das vezes escapam do óbvio. Os filmes argentinos também têm um forte caráter de empatia: os telespectadores se reconhecem na tela, graças ao caráter universal de muitas produções.

Este renascimento do cinema argentino, inclusive, trouxe um Oscar para o país vizinho. Em 2010, o filme “O Segredo dos Seus Olhos” conquistou a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro. Abaixo, oferecemos uma pequena lista com dicas de filmes argentinos.

Confira as Dicas de Filmes Argentinos

Principais filmes argentinos dos últimos anos

“O Segredo dos seus Olhos”, mencionado acima, é certamente o filme argentino de maior destaque nos últimos anos. Isso não se deve apenas ao Oscar conquistado. A produção foi muito elogiada mundialmente, graças à riqueza de sua trama. O filme conta a história de Benjamín Espósito, um funcionário da justiça penal que decide escrever um livro para esclarecer um antigo crime. Benjamín acredita que os condenados pelo crime são inocentes, e só confessaram porque foram torturados. A partir daí, o protagonista começa a reconstruir a história do crime, levando a respostas surpreendentes.

Outros filmes argentinos que merecem destaque nos últimos anos são “Infância Clandestina” e “Medianeras”, de 2011, além de “Crônica de uma fuga”, de 2006 e “Elsa e Fred”, de 2005.

Confira os Filmes Argentinos

Outros filmes argentinos de destaque

O ator Ricardo Darín, que protagoniza “O Segredo dos Seus Olhos”, é o nome de maior destaque do cinema argentino atualmente. Além do filme que conquistou o Oscar, Darín também participou de várias outras produções de sucesso do cinema argentino, como “Luna de Avellaneda”, de 2004, “O Filho da Noiva”, de 2001, e “Nove Rainhas”, de 2000.

Filmes Argentinos confira as dicas

Saiba mais

Acima, apresentamos uma pequena lista dos destaques cinematográficos da Argentina nos últimos anos. Para saber mais sobre o cinema do país, uma boa fonte de informações é o IMDB (Internet Movie Database), que possui um catálogo imenso com informações de filmes portenhos. Em junho de 2013, a rede de cinemas Cinemark promoveu um festival de filmes argentinos em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre. Devido ao sucesso da mostra, é possível que a empresa repita a dose em um futuro próximo. Nesta primeira edição, a empresa exibiu os filmes El Dedo, Las Acácias, Los Marzianos e Verdades Verdadeiras.

Pesquisar
Artigos Relacionados