Dicas de filmes alemães

links patrocinados

Dicas de filmes alemães

O cinema possui diversas especificidades locais, com alguns elementos variando de acordo com a região onde o filme é produzido. No caso do cinema alemão, por exemplo, as obras são geralmente marcadas por vanguardas e tendências artísticas. Outra peculiaridade da Alemanha é o fato de o país ter ficado dividido durante décadas entre Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Cada uma destas regiões recebia influências de um dos lados da “Guerra Fria”, o que contribuiu para variações estéticas e temáticas consideráveis no cinema alemão da época.

Períodos do cinema alemão

Dicas de filmes alemães Conheça as Dicas de filmes alemães

Em linhas gerais, podemos definir alguns períodos marcantes do cinema alemão. A produção cinematográfica do país durante as primeiras décadas do século XX foi fortemente influenciada por sistemas políticos e ideológicos. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a Alemanha ficou conhecida apenas pelos documentários e, ainda assim, estes filmes são hoje muito criticados, devido à sua proximidade com o governo, o que gerava filmes conformistas, como aqueles produzidos por Leni Riefenstahl, amigo próximo de Hitler.

O cinema alemão começou a ganhar o mundo a partir das últimas décadas do século, trazendo produções carregadas de simbolismo. Neste período também começou a surgir uma considerável variação temática, com produções até então praticamente inexistentes no cinema alemão, caso das comédias. Confira, abaixo, algumas dicas de filmes alemães nos mais variados gêneros.

Saiba as Dicas de filmes alemães

O ressurgimento dos filmes alemães

Os filmes alemães voltaram a chamar a atenção do mundo a partir de 1998, com o intrincado “Corra, Lola, Corra”. Filmado em Berlim, o filme foi entendido como uma metáfora da inquietação de sua época. O filme abriu as portas do cinema alemão para o mundo e, quatro anos após seu lançamento, a produção “Sem Lugar na África” conquistaria o Oscar de melhor filme estrangeiro. A obra conta a história de uma família que, após passar anos no Quênia, entra em um conflito interno com a possibilidade de retornar à Alemanha.

Outro filme alemão que repercutiu mundialmente foi “Contra a Parede”, do diretor Fatih Akin. A produção conta a história de imigrantes vivendo na Alemanha, mostrando novamente o conflito entre diferentes culturas. Fatih Akin é, inclusive, um dos grandes nomes do cinema alemão atual, com filmes como Soul Kitchen, Do Outro Lado, A Experiência e vários outros.

Algumas Dicas de filmes alemães

Outros filmes alemães de destaque

Em 2003, o filme “Adeus, Lênin!” praticamente inaugurou o gênero de comédias no cinema contemporâneo alemão. Na história, o filho tenta esconder da mãe a queda do regime socialista em Berlim Oriental. Outro destaque recente do cinema alemão foi Edukators, de 2004, que traz uma história repleta de terrorismo poético e críticas ao consumo desenfreado.

Confira as Dicas de filmes alemães

Onde encontrar

Boa parte dos filmes acima mencionados pode ser encontrada em lojas como Americanas e Submarino, em DVD e Blu-Ray. Outra possibilidade para assistir a estes e outros filmes alemães é o serviço Netflix, que oferece um grande catálogo de filmes do país para streaming. Alguns canais de TV por assinatura, como algumas das divisões da HBO, também costumam passar filmes alemães com alguma frequência.

Pesquisar
Artigos Relacionados