Dicas de Estudo para Concursos Públicos
Dicas de Estudo para Concursos Públicos
Passar em um concurso público é o grande sonho para muitas pessoas, entretanto, sabemos que lograr êxito nestas provas não é tão fácil assim. O primeiro passo para os estudantes de concursos públicos é organizar uma forma de estudo, não adianta cair na ilusão de trabalhar oito horas por dia e estudar seis horas por dia, por exemplo, ou então, estudar para dois ou mais concursos ao mesmo tempo, desta forma, vale a pena, antes de sair pegando o papel, a apostila e a caneta, elaborar um plano de estudos que se encaixe com o seu modo de vida e com as suas pretensões.
Método de estudo
Existem, basicamente, quatro etapas de um método de estudo que devem ser desenvolvidas para que um estudante consiga entrar em um cargo público:
– Estudo Teórico e Resumo: Junto ao estudo teórico, é muito importante que o concurseiro realize um resumo com os principais tópicos e palavras-chaves, ao resumir todo o conteúdo que, na maioria das vezes, é bastante maçante, o estudante terá uma propensão maior a memorização do conteúdo.
– Mapas de Estudo: Os mapas de estudo são muito importantes – principalmente para aqueles alunos que tem maior facilidade em absorver e decorar assuntos através de imagens – para a fixação do conteúdo. Para montar um mapa de estudo, o estudante deve pegar uma palavra ou uma imagem central e começar a correlacionar as informações de certa teoria, por exemplo, ao se estudar o comportamento do consumidor, seu mapa poderá ligar as pesquisas mercadológicas com as promoções e ações tomadas pela empresa e estas, aos produtos mais vendidos e assim sucessivamente.
Confira mais
– Revisões: As revisões são imprescindíveis, o correto é que o concurseiro revise, ao menos as matérias e conceitos mais importante, pelo menos, a cada 10 dias, porém, como na maioria dos casos o concurso não tem um período muito longo entre a liberação do edital e a resolução da prova, o mais sábio a se fazer é separar a última semana de estudos apenas para revisões.
– Exercícios: Os exercícios são fundamentais, inclusive, este é o método com maior eficácia nos estudos, procure deixar o último mês apenas para os exercícios, leia todo o conteúdo com antecedência e apenas resolva questões no último mês, desta forma, você estará treinando o seu cérebro a responder questões nos moldes cobrados pela banca do concurso o qual você irá realizar.
Cartolinas e Lembretes
Decorar, por mais que não seja o mais indicado, pois aprender garante que você acertará a questão e ainda, colabora para o seu crescimento intelectual, é uma das opções mais recorridas para os concursos públicos que resulta em grande parcela de acerto. Desta forma, vale a pena escrever em cartolinas e pregar no teto da sua cama, colar bilhetinhos no banheiro e gravar aulas em formato MP3 para ouvir durante o dia.
Controle Emocional
De nada adianta estudar por meses e não obter o controle emocional, não se deixe abalar pelos outros concorrentes e mantenha sempre o seu foco.