Dicas de Estudo para Concursos Públicos

links patrocinados

Dicas de Estudo para Concursos Públicos

Passar em um concurso público é o grande sonho para muitas pessoas, entretanto, sabemos que lograr êxito nestas provas não é tão fácil assim. O primeiro passo para os estudantes de concursos públicos é organizar uma forma de estudo, não adianta cair na ilusão de trabalhar oito horas por dia e estudar seis horas por dia, por exemplo, ou então, estudar para dois ou mais concursos ao mesmo tempo, desta forma, vale a pena, antes de sair pegando o papel, a apostila e a caneta, elaborar um plano de estudos que se encaixe com o seu modo de vida e com as suas pretensões.

Método de estudo

Dicas de Estudo para Concursos Públicos Confira as Dicas de Estudo para Concursos Públicos

Existem, basicamente, quatro etapas de um método de estudo que devem ser desenvolvidas para que um estudante consiga entrar em um cargo público:

– Estudo Teórico e Resumo: Junto ao estudo teórico, é muito importante que o concurseiro realize um resumo com os principais tópicos e palavras-chaves, ao resumir todo o conteúdo que, na maioria das vezes, é bastante maçante, o estudante terá uma propensão maior a memorização do conteúdo.

– Mapas de Estudo: Os mapas de estudo são muito importantes – principalmente para aqueles alunos que tem maior facilidade em absorver e decorar assuntos através de imagens – para a fixação do conteúdo. Para montar um mapa de estudo, o estudante deve pegar uma palavra ou uma imagem central e começar a correlacionar as informações de certa teoria, por exemplo, ao se estudar o comportamento do consumidor, seu mapa poderá ligar as pesquisas mercadológicas com as promoções e ações tomadas pela empresa e estas, aos produtos mais vendidos e assim sucessivamente.

Algumas Dicas de Estudo para Concursos Públicos

Confira mais

– Revisões: As revisões são imprescindíveis, o correto é que o concurseiro revise, ao menos as matérias e conceitos mais importante, pelo menos, a cada 10 dias, porém, como na maioria dos casos o concurso não tem um período muito longo entre a liberação do edital e a resolução da prova, o mais sábio a se fazer é separar a última semana de estudos apenas para revisões.

– Exercícios: Os exercícios são fundamentais, inclusive, este é o método com maior eficácia nos estudos, procure deixar o último mês apenas para os exercícios, leia todo o conteúdo com antecedência e apenas resolva questões no último mês, desta forma, você estará treinando o seu cérebro a responder questões nos moldes cobrados pela banca do concurso o qual você irá realizar.

Conheça as Dicas de Estudo para Concursos Públicos

Cartolinas e Lembretes

Decorar, por mais que não seja o mais indicado, pois aprender garante que você acertará a questão e ainda, colabora para o seu crescimento intelectual, é uma das opções mais recorridas para os concursos públicos que resulta em grande parcela de acerto. Desta forma, vale a pena escrever em cartolinas e pregar no teto da sua cama, colar bilhetinhos no banheiro e gravar aulas em formato MP3 para ouvir durante o dia.

Concursos Públicos

Controle Emocional

De nada adianta estudar por meses e não obter o controle emocional, não se deixe abalar pelos outros concorrentes e mantenha sempre o seu foco.

Pesquisar
Artigos Relacionados