Dicas de documentários sobre a Ditadura Militar

links patrocinados

Dicas de documentários sobre a Ditadura Militar

A Ditadura Militar, conhecido também como governo militar, é um tipo de governo onde o poderio político é controlado por grupos militares. No Brasil, o período conhecido como Ditadura Militar aconteceu entre os anos de 1964 e 1985 e foi marcado pela censura, falta de democracia, perseguição e repressão política e extinção dos direitos constitucionais de cidadãos.

Atualmente, ainda existem quatro países que são governados pela ditadura militar, sendo ele a Coreia do Norte (desde o ano de 1994), Cuba (desde 1933), República Centro-Africana (desde 2013) e Fiji (desde 2006).

Ditadura Militar no Brasil

Dicas de documentários sobre a Ditadura Militar Ditadura Militar

Ditadura Militar foi instaurada no Brasil no dia 1 de abril do ano de 1964, logo depois de golpe militar contra o então presidente da república, João Goulart. Na época, este golpe recebeu o nome de golpe de revolução pelos militares, que acusavam o presidente de estar transformando o Brasil em um país totalmente comunista por causa das mudanças que prometia, inclusive a reforma agrária.

Depois de exigirem a renúncia de João Goulart, as tropas ocuparam sindicatos, partidos políticos e quem mais fosse a favor das reformas. Goulart então, se refugiou no Uruguai e morreu em 1976 na Argentina.

Dias depois, Humberto de Alencar Castelo Branco assumiu a Presidência da República depois da realização de uma eleição no congresso. Castelo Branco ficou no poder até 1967.

Conheça as Dicas de documentários sobre a Ditadura Militar

Saiba mais

Vale ressaltar que ao todo, o Brasil contou com cinco presidentes militares, todos eles eleitos de forma indireta, a saber Arthur da Costa e Silva (1967 e 1969), Emílio Médici (1969 e 1974), Ernesto Geisel (1974 e 1979) e João Baptista de Oliveira Figueiredo (1979 e 1985).

Durante os 21 anos de Ditadura Militar, os trabalhadores e os estudantes foram os principais alvos do regime militar. Por outro lado, a economia brasileira cresceu muito e este período ficou conhecido como milagre econômico.

Somente no ano de 84, a população iniciou um movimento que pedia a realização de eleições presidenciais diretas no Brasil, conhecido como Diretas Já.

Confira Dicas de documentários sobre a Ditadura Militar

Dicas de documentários sobre a Ditadura Militar

Se você quer saber um pouco mais sobre este conturbado período político do Brasil que foi a Ditadura Militar, aqui vão algumas dicas de documentários e filmes que vale a pena assistir.

Pra Frente Brasil é uma produção dos anos 70 que conta a história de um pacato homem que é confundido com um ativista político. Vivido por Reginaldo Farias, este homem é preso e torturado. Vale ressaltar que este filme só foi lançado no ano de 1983.

O documentário, O que é isso Companheiro, de 1969, conta a história de um grupo de manifestantes que armam um plano para sequestrar o embaixador americano e trocá-lo por presos políticos. Este filme é um dos clássicos da Ditadura Militar e chegou a concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Outra boa dica é assistir ao filme Zuzu Angel. Esta história real, conta a saga de uma estilista (vivida pela atriz Patrícila Pillar) em busca de seu filho, que participava de movimentos estudantis e que preso, torturado e morto pelos militares.

Saiba mais

Mais dicas de documentários sobre a Ditadura Militar

Entre os melhores filmes que contam a história da Ditadura Militar, ainda estão a produção Cabra Cega, o ano em que meus pais saíram de férias, Hércules 56, Dois Córregos, Nunca fomos tão felizes e cara ou coroa.

Pesquisar
Artigos Relacionados