Dicas de decoração rústica para cozinha

links patrocinados

Dicas de decoração rústica para cozinha

Até poucos anos atrás, a cozinha costumava ficar em segundo plano quando o assunto era decoração. Isso porque o cômodo era visto, principalmente, como um local de serviço, que priorizava a funcionalidade ao invés do conforto. Atualmente, entretanto, esta visão foi completamente reformulada. É possível equilibrar uma cozinha, mantendo-a funcional mas, ao mesmo tempo, permitindo que seja um lugar agradável.

Também contribuiu para o aumento da importância da cozinha o fato de que a culinária se tornou quase uma terapia nos dias atuais. É cada vez maior o número de famílias que fazem suas refeições em restaurantes, utilizando a cozinha apenas em finais de semana. Nestes momentos, cozinhar precisa ser uma atividade prazerosa, de lazer. Por isso, é essencial sentir-se bem neste cômodo. Se você gosta do estilo rústico de decoração, confira, abaixo, algumas dicas de decoração rústica para cozinha.

Características do estilo rústico

Dicas de decoração rústica para cozinha Confira as Dicas de decoração rústica para cozinha

Estilo rústico possui características únicas, o que o torna facilmente reconhecível. A decoração rústica preza por um retorno às origens, em um período que os móveis eram para toda a vida. Geralmente, os móveis rústicos tentam trazer a sensação de paz de uma casa de campo, mesmo que sejam utilizados no ambiente urbano.

Paraa confecção destes móveis, são utilizados materiais como a madeira de pinho e o ferro. Muitas vezes os produtos são pintados, mas não há essa necessidade. Os móveis rústicos são conhecidos por seus poucos detalhes e por cortes grossos, “toscos”. Obviamente, o estilo rústico para ambientes urbanos passa por muitas adaptações, dando um aspecto um pouco mais “polido” às peças, se comparadas com aquelas das casas rurais.

Algumas Dicas de decoração rústica para cozinha

A decoração rústica na cozinha

Na maioria das vezes, no ambiente urbano, as pessoas não querem de fato uma cozinha rústica, mas uma cozinha com elementos rústicos. Apesar dos nomes parecidos, estes dois estilos de decoração são bem distintos. Uma cozinha rústica urbana não deve utilizar mais do que três cores, sendo que, na maioria das vezes, apenas duas são utilizadas.

A base de uma cozinha rústica devem ser os materiais de mármore e de madeira. Bancadas e pias não devem ter cores muito vibrantes, sendo melhor optar por tons opacos. As cozinhas realmente rústicas costumavam ser pouco iluminadas e ventiladas. Você, provavelmente, vai querer modificar esta característica. Portanto, se possível, opte por janelas grandes, sendo possível decorar suas laterais com peças antigas de madeira.

Decoração rústica para cozinha

Outros elementos de decoração em uma cozinha rústica

Se você tem vigas expostas em sua cozinha, não tente escondê-las. Aproveite este espaço para adicionar suportes, espelhos ou outros elementos decorativos, que ajudam a valorizar o espaço.

As prateleiras de uma cozinha rústica costumam ser abertas, deixando todos os acessórios à mostra. Em pequenos espaços, opte pela adição de arranjos com flores naturais.

Dicas de decoração rústica para cozinha - saiba mais

Saiba mais

O estilo rústico está em alta já há algum tempo. Para conhecer mais sobre esta incrível forma de decoração, acesse páginas especializadas, como Casa e Jardim, onde é possível encontrar muitas informações e imagens sobre produtos para sua cozinha rústica.

Pesquisar
Artigos Relacionados