Dicas de cuidados com o jardim no inverno

links patrocinados

Dicas de cuidados com o jardim no inverno

O inverno é uma estação complicada para quem cuida de jardins, plantas, gramados, enfim, toda e qualquer forma de vida vegetal sofre com as baixas temperaturas, a seca, as geadas, a neve, entre outros fenômenos que vem com a chegada do inverno. O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, apresenta um inverno diferente para cada região do país.
Por isso, daremos algumas dicas de cuidados com o jardim no inverno e casos específicos de condições climáticas durante a estação do ano mais castigadora das plantas.
Lembrando que não há fórmulas mágicas para manter suas plantas bem cuidadas durante todo o inverno, principalmente quando o frio chega com muita intensidade. Porém, cabe a você e ao seu cuidado com as plantas, evitar ao máximo os efeitos negativos do frio e das demais condições adversas do clima nesta época.

Dicas de cuidados com o jardim no inverno

A primeira regra para cuidar do jardim no inverno é manter o jardim livre de pragas, e ervas daninha.

Dicas de cuidados com o jardim no inverno Cuidados com o Jardim

Estas plantas retiram os nutrientes que deveriam ser direcionados às plantas ‘boas’ e acabam prejudicando seu desenvolvimento. Isso ocorre em qualquer época do ano, mas é no inverno que esse fenômeno se agrava e seu jardim começa a apresentar danos e defeitos.

Confira as Dicas de cuidados com o jardim no inverno

Dicas de cuidados com o jardim no inverno – saiba mais

Outra dica de cuidado com o jardim no inverno é a adubagem especial para este tipo de condição climática. Adubos granulados e orgânicos são mais indicados para este caso e é muito importante que o terreno esteja limpo e livre de qualquer agente que possa alterar a função do adubo nas plantas do jardim.
Informações sobre os tipos de adubo mais indicados para o cuidado do jardim no inverno você pode obter em sites especializados em jardinagem ou nas principais floriculturas de sua cidade.

Inverno

Cuidados com o jardim: pouca água

Se há uma dica de cuidado com o jardim no inverno, que todos os especialistas dão é o uso de pouca água na irrigação do jardim nesta época do ano. Isso porque a água em excesso, associada ao frio pode prejudicar a planta de inúmeras formas. Primeiramente, água muito fria pode congelar a planta, fazendo com que se torne quebradiça e perca nutrientes.
Outro fato é que, como no inverno a água evapora mais lentamente, ela deixa o solo encharcado, tornando a absorção de nutrientes do solo mais difícil, prejudicando, também, o desenvolvimento da planta e do jardim como um todo.

Cuidados com as plantas

Outras dicas

O inverno e o frio podem trazer geadas, principalmente as cidades do sul do Brasil. As geadas são um pesadelo para os produtores e agricultores do país, pois podem acabar com safras inteiras antes da colheita. A geada queima as plantas, tornando-as inúteis e impróprias para consumo dos humanos.
Por isso, é sempre bom manter estufas para o caso de geadas muito fortes. Quem não tem estufa em casa para cuidar do jardim (que deve ser o caso de quase todo mundo), pode improvisar, colocando sacolas e mantas térmicas especiais para plantas. Não é possível evitar completamente os estragos da geada, mas pode-se reduzi-los consideravelmente.
Aproveite nossas dicas de cuidados com o jardim no inverno e mantenha o quintal da sua casa sempre vivo e bonito, mesmo no inverno rigoroso!

Pesquisar
Artigos Relacionados