Dicas de Cuidados com a Grama no inverno

links patrocinados

Dicas de Cuidados com a Grama no inverno

Durante o outono e também no inverno, é comum a diminuição do crescimento dos gramados, principalmente aqueles feitos com as gramas de verão, que se caracterizam pela adaptação a altas temperaturas e pela resistência.

Confira mais

Dicas de Cuidados com a Grama no inverno Conheça as Dicas de Cuidados com a Grama no inverno

Durante o inverno, as gramas de verão iniciam o chamado processo de dormência, onde elas diminuem o metabolismo e passam então a acumular algumas reservas de alimentos, que só serão utilizadas nas outras estações mais quentes.

Vale ressaltar, que o vento e o frio pode acabar com as folhagens e com as folhas em pouco tempo. Mas, tomando alguns cuidados simples no dia a dia, é possível manter o seu jardim com aquele colorido especial durante todo o inverno. Estes cuidados também são importantes para preparar o solo para a primavera . Anote as nossas dicas de cuidados com a grama no inverno.

Saiba as Dicas de Cuidados com a Grama no inverno

Dicas de Cuidados com as Plantas no Inverno

A rega das plantas deve ser reduzida no inverno. No verão, as plantas devem ser regadas até 4 vezes por semana. Já no inverno, essa quantidade deve ser baixada para no máximo duas vezes. Este procedimento é importante para que as raízes não apodreçam e que elas não criem fungos.

É importante também que nesta época do ano, a grama seja coberta com uma mistura de composto orgânico industrializado e feito especialmente para gramas. Não adianta colocar adubo, porque o desenvolvimento no frio é lento.

Dicas de Cuidados com a Grama no inverno - saiba mais

Dicas de cuidados com a grama no inverno

No inverno, irrigue a superfície apenas quando ela apresentar-se totalmente seca, de preferência no período da manhã. Uma boa dica é ficar de olho nas folhinhas; quando elas começarem a enrolar significa que está mais do que na hora de regar o gramado.
Evite adubações químicas no solo. Mas, aproveite o frio para corrigir o solo, usando calcítico e calcário dolomítico. Vale ressaltar que em plantas que estão sempre em movimento, as adubações são bem-vindas, principalmente com adubações orgânicas.

Intensifique o combate a doenças e pragas, que costumam aumentar durante o inverno. Os caramujos e as lesmas, aproveitam do tempo úmido para devorarem folhas verdinhas. Para evitar a proliferação, remova os restos das plantas que ficaram do verão, realize pulverizações preventivas pelo menos uma vez ao mês e não se esqueça de retirar folhas, flores, galhos secos, folhas e frutas caídas.

Coloque um tipo de cobertura morta em canteiros. Essa dica é válida tanto no calor, quanto no frio. Além de servir como um excelente isolante térmico, as coberturas ajudam a melhorar a textura e a fertilidade do solo, repondo matéria orgânica e protegendo todas as plantas da estiagem.

Conheça as Dicas de Cuidados com a Grama no inverno

Outros cuidados com plantas e grama durante o inverno

Vale ressaltar, que as chamadas plantas tropicais precisam de uma atenção maior no inverno. Isso porque, elas são extremamente sensíveis a temperaturas baixas e às geadas. Este cuidado também é importante em mudas de flores, hortaliças, etc.

Não se esqueça também de podar as plantas que perdem folhas nessa época do ano e as originarias de clima temporada. Remova galhos malformados e secos, para que a luz seja distribuída por toda a planta.

Pesquisar
Artigos Relacionados