Dicas de alimentos nutritivos para idosos

links patrocinados

Dicas de alimentos nutritivos para idosos

A velhice é uma fase da vida que requer muitos cuidados especiais, principalmente com a educação alimentar. As dicas de alimentos nutritivos para idosos servem para que essas pessoas reponham as principais substâncias que o corpo humano necessita, como as vitaminas, proteínas e sais minerais.

Dicas de alimentos nutritivos para idosos

A terceira idade é uma das etapas naturais da vida em que as pessoas devem prestar muita atenção nas dicas de alimentos nutritivos para idosos.

Dicas de alimentos nutritivos para idosos O que os idosos devem comer

Por estarem em condições de saúde mais vulneráveis, os idosos precisam ter uma nutrição variada, com carnes, legumes, vegetais e grãos, sempre se dedicando a higienização desses produtos.

As dicas de alimentos nutritivos para idosos são essenciais para fomentar a informação e, consequentemente, os cuidados com o corpo. Os conselhos não servem somente para quem está na Melhor Idade, mas também para os filhos, amigos e cuidadores de idosos, que se dedicam à saúde e bem-estar desses indivíduos.

Confira as Dicas de alimentos nutritivos para idosos

Alimentos integrais

De acordo com pesquisas realizadas, mais 32% da população idosa se alimenta mal e as causas podem ser muitas. A falta de apetite é uma delas, já que os sentidos do corpo humano deixam de estar tão aguçados nessa idade e os remédios também podem vir a interferir.

Uma das dicas de alimentos nutritivos para idosos que dão energia e são muito saudáveis, se ingeridos adequadamente, são os pães e cereais. Eles são importantes fontes de carboidratos e, além da massa de pão, também são encontrados no arroz, batata, mandioca, milho, trigo, massas e inhame e suas formas integrais, que dão mais saciedade para o organismo.

Sempre opte por alimentos em sua forma integral, pois possuem mais vitaminas, minerais e, principalmente, fibras. Essa dica de alimentos nutritivos para idosos ajuda no funcionamento do intestino e ainda é bom na prevenção e cuidados com a diabetes. Outros produtos encontrados em sua forma integral é a aveia, açúcar, granola, centeio e outros grãos, farinha, cookies, bolachas e biscoitos. Seu consumo também diminui os níveis de colesterol e de glicose.

Alimentos nutritivos para idosos

Dicas de alimentos nutritivos para idosos – Suplementos Nutricionais

Muitos idosos recorrem aos suplementos nutricionais para complementar a dieta de algumas substâncias que não foram consumidas com os alimentos. Apesar de ser uma ótima forma de ficar saudável, não se deve descuidar da dieta e ainda se deve seguir as dicas de alimentos nutritivos para consumo. Todos os tipos de alimentos devem ser ingeridos, para que a quantidade de vitaminas e outras substâncias sejam conseguidas naturalmente em sua dose diária recomendada.

Uma dica de alimentos nutritivos para idosos é sempre fazer pratos e refeições coloridas, com legumes e vegetais diversos para repor vitaminas de todos os complexos, sais minerais (fósforo, cálcio, potássio, ferro e etc), fibras, proteínas (encontradas nas carnes) e também água ao organismo. Nunca se deve descuidar da hidratação das pessoas da terceira idade.

Alimentos nutritivos

Alimentos que também hidratam

Mesmo tendo que ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia, alguns idosos podem não sentir vontade de beber. Para aproveitar o líquido presente nos alimentos, existem algumas dicas de alimentos nutritivos para idosos e que possuem bastante água. Os exemplos que mais hidratam são a alface, pepino, rabanete, abacaxi, cenoura, maça, melancia, chuchu, melão, rabanete, nabo, banana e outras frutas e verduras.

Pesquisar
Artigos Relacionados