Dicas caseiras para limpar prata

links patrocinados

Dicas caseiras para limpar prata

É difícil encontrar uma casa que não tenha pelo menos um acessório de prata. Especialmente nos lares mais antigos, podemos encontrar até mesmo grandes faqueiros, bandejas e outros acessórios do material. Se este não é o caso, certamente teremos pelo menos um brinco, uma aliança ou um colar que, com o passar dos anos, acaba escurecendo e perdendo sua beleza. Esta coloração dificilmente sai com a lavagem tradicional, feita com água e detergente.

Confira mais

Dicas caseiras para limpar prata Confira as Dicas caseiras para limpar prata

Hoje, é possível encontrar até mesmo em supermercados diversos produtos de qualidade para a limpeza da prata. Com estes produtos, basta fazer a aplicação e remoção com um pano limpo, para que a prata fique como nova. Por outro lado, nem sempre temos estes produtos em casa, e não é raro que nos deparemos com uma emergência na hora de utilizar acessórios de prata. Seja aquele colar que você reservou para uma festa, ou o faqueiro que estava reservado para um jantar e, na última hora, você percebeu que estava sem brilho, com um tom escuro.

Felizmente, não é preciso entrar em pânico. Há diversos produtos caseiros que podem ser utilizados, de maneira eficiente, para realizar a limpeza em prata.

Dicas caseiras para limpar prata - saiba mais

Produtos que limpam a prata

Há uma série de produtos do dia a dia que podem ser utilizados para esta finalidade. É o caso da pasta de dente, do sabão de coco, sal, bicarbonato de sódio e até mesmo batom.

A pasta de dente pode ser utilizada da seguinte maneira: aplique o produto na peça e, com um pano, vá esfregando de maneira suave, até que o acessório fique completamente limpo. A pasta de dente é bastante recomendada para itens únicos, como anéis, colares e pulseiras. Este é o mesmo caso do batom, que deve ser esfregado na peça com um pedaço de algodão. Entretanto, é importante prestar atenção em dois detalhes: o batom deve ser escuro, e a peça deve ser lisa. Caso contrário, o batom pode ficar impregnado no relevo da peça.

Como  limpar prata

Limpeza de vários produtos

Entretanto, se você pretende limpar um faqueiro inteiro de prata, utilizar a pasta de dente ou o batom pode ser algo muito trabalhoso. Neste caso, a melhor alternativa é utilizar misturas em água. Uma delas pode ser feita com água e sabão de coco. Em uma panela, deixe as peças ferverem nessa mistura – algumas lascas de sabão são suficientes. Depois que as peças forem fervidas por cerca de dez minutos, enxague e utilize um guardanapo para polir.

Confira mais

Saiba mais

Por fim, outra receita caseira para várias peças é feita com um litro d’água, três colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e outras três de sal, além de um pequeno pedaço de papel alumínio. Neste caso, não é preciso ferver. Basta deixar as peças nesta mistura por alguns minutos e, em seguida, enxaguar normalmente. Esta receita também possui bastante eficiência para a limpeza de ouro, mas, neste caso, é preciso utilizar apenas água e bicarbonato de sódio. O álcool é utilizado, às vezes, para a limpeza da prata. Contudo, sua eficiência é baixa, sendo o álcool recomendável apenas para limpar ouro.

Pesquisar
Artigos Relacionados