Diário Oficial RJ

links patrocinados

Diário Oficial RJ

Diário Oficial RJ

Sobre o Diário Oficial RJ

O Diário Oficial é um importante documento de interesse público, já que é o veículo de comunicação da Imprensa Oficial do município, do estado ou do país com os demais veículos de comunicação e com o povo.

Através dele, são divulgadas ações de Prefeituras e outros órgãos, lançam notícias, informam as pessoas sobre resoluções novas, projetos de lei aprovados, prestam contas sobre gastos e arrecadações, e muitas outras coisas.

O Diário Oficial é uma obrigação do governo e dos três poderes que o regem: legislativo, executivo e judiciário, já que eles tem que prestar contas para quem os colocou no poder: o povo.

Na maioria das vezes o Diário oficial sai publicado em anexo a algum jornal de cada cidade, ou então é distribuido gratuitamente. Infelizmente, porém, nem todos os cidadãos se interessam por lê-lo, já que é um pouco complicado de ler e de entender. Mas é bastante válido dar uma olhada de vez em quando, para ficar por dentro das resoluções do governo de onde você mora.

No Rio de Janeiro

Só no Rio de Janeiro, são publicadas várias páginas de Diário Oficial. Para facilitar o acesso e a leitura, o Diário do Rio foi dividido em várias partes, listadas a seguir:

  • Parte I – Poder Executivo
  • Parte IA – Ministério Público
  • Parte IB – Tribunal de Contas
  • Parte II – Poder Legislativo
  • Parte IIIF – Tribunal Regional Eleitoral
  • Parte IIIF – Justiça Federal de Primeiro Grau
  • Parte IIIF – Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
  • Parte IV – Municipalidades
  • Parte V – Publicações a Pedido

D.O.U na internet

Para aqueles que preferem consultar na internet, a versão do Diário Oficial do Rio de Janeiro também é disponível online, e na íntegra. Isso facilita também a reconsulta a informações anteriores, já que todas as edições ficam armazenadas no site para busca.

Para visualizar o Diário Oficial do RJ na internet, porém, é necessário fazer um cadastro na página do Portal da Imprensa. Lá no site também são encotnradas todas as informações sobre esse documento tão importante que é o Diário Oficial.

Diário Oficial

O Diário Oficial da União é um instrumento de comunicação do Governo Federal para que possa ser propagado todo e qualquer assunto de interesse nacional. O Diário Oficial da União se faz em três seções, que por sua vez publicam em sua primeira parte portaria e outros atos normativos de interesse geral, instruções normativas, resoluções, decretos e leis; em segunda parte atos de interesse dos servidores da Administração Pública Federal; e em terceira parte avisos ineditoriais, editais e contratos.

Imprensa Nacional

As publicações do Diário Oficial da União podem ser encontradas fisicamente em banca de jornal, ou ainda através do site do órgão. Quem é responsável pelo Diário é a Imprensa Nacional. A sua origem ainda é na época em que a corte Portuguesa estava se mudando para o Brasil.

Criação do primeiro jornal do Brasil

O então Príncipe D. João assinou no ano de 1808, o decreto que criava a Impressão Régia no Rio de Janeiro, com a finalidade de impressão dos atos administrativos e normativos do governo. Desta forma, deu-se início ao primeiro jornal no Brasil, e levava o nome de Gazeta do Rio de Janeiro.

Mudanças da Imprensa Nacional

Somente no dia 1862 foi criado o Diário Oficial, através de uma deliberação do Marquês de Olinda. No ano de 1911, no dia 15 de setembro, um incêndio destruiu grande parte das instalações do Diário. Documentos, publicações e parte do acervo da biblioteca foram perdidos no acdente. No ano de 1940, o então Presidente do Brasil, Getúlio Vargas, construiu nova sede para a Imprensa Nacional, pela precariedade que se encontrava a anterior.

República Federativa do Brasil

O Brasil é um país que está localizado na América do Sul. A língua oficial do país é o português. O Brasil foi colonizado pelos portugueses, onde permaneceu colônia do Império Português até sua independência no dia 07 de setembro de 1822.

O país é o quinto maior em extensão territorial, e em quarto lugar em extensão territorial contínua. A área total do Brasil é de 8.514.876,599 km². Ele faz fronteira com os países e territórios da América do Sul como Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

A população do país chegou a casa dos 190 milhões de habitantes, com base no censo demográfico feito pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A população urbana do país é de um pouco mais de 160 milhões de pessoas. O PIB, Produto Interno Bruto, do país, está em US$ 2,100 trilhões de dólares. É o sétimo maior PIB do planeta, com base nos dados de 2010 do Banco Mundial. O Brasil fica atrás apenas dos países dos Estados Unidos, China, Japão, Índia, Alemanha e Rússia.

Pesquisar
Artigos Relacionados