Diário Oficial da União

links patrocinados

Diário Oficial da União

Diário Oficial da União

A finalidade do Diário Oficial da União

Com o objetivo de atender a Lei de Acesso à Informação, a Imprensa Nacional foi criada como um órgão público que tem como maior responsabilidade informar as novidades, acontecimentos e principais informações que tenham qualquer tipo de relação com o Governo da República Federativa do Brasil. E o meio de comunicação mais expressivo da Imprensa Nacional é o Diário Oficial da União.

O público alvo do Diário Oficial da União

Sendo assim, tudo o que acontece que seja de interesse dos cidadãos brasileiros é divulgado por meio de alguns veículos de comunicação, no caso aqui, o Diário Oficial da União.

Tudo o que for de interesse dos brasileiros que tenham algum vínculo com o Governo Federal, que fica em Brasília – capital do Brasil -, deve ser divulgado por alguns desses meios, já que segundo a lei de acesso à informação, todo cidadão nascido no Brasil têm direito ao conhecimento do que está acontecendo em qualquer região do país.

Entre os assuntos mais retratados pelo Diário Oficial da União estão as auditorias que contenham informações sobre o resultado de inspeções, prestações e tomadas de contas, os arquivos públicos, planos de Governo, tais como suas ações, programas e despesas.

DOU

Os arquivos do Diário Oficial da União tornam os assuntos envolvendo o Governo Federal públicos para todo e qualquer cidadão e, além disso, ele pode ser acessado e lido pela internet, mas quem gosta de ler as notícias em mãos pode comprá-lo nas bancas de jornal da cidade.

Para ter acesso ao Diário Oficial da União on-line é simples. Entre no Portal da Imprensa Nacional e lá você encontrará diversas seções com temas separados, o que facilita para o leitor que quer ler sobre algum tema específico.

Assim, você poderá procurar o que quer já na primeira página, sem a necessidade de ficar procurando desesperadamente pelo conteúdo desejado.

O Portal da Imprensa Nacional

No site da Imprensa Nacional então você encontrará primeiramente duas seções diferenciadas, sendo uma de Acesso à Informação e outra de Imprensa Nacional.

O portal da inprensa nacional

O primeiro, conta com as seções: Ações e Programas, Auditorias, Convênios, Despesas, Licitações e Contratos e Servidores, além de outras duas seções para explicar sobre o direito de informação ao cidadão.

Já a parte da Imprensa Nacional conta com os itens: Decreto, Constituição, Páginas Recomendadas Portarias, Estrutura Administrativa e até Localização.

As seções exclusivas do Diário Oficial da União

Secoes exclusivas do Diário Oficial da União

O Diário Oficial da União consiste em três partes diferentes. Uma delas é voltada somente aos editais que dizem respeito às ações do Governo, contratos e avisos importantes que devem tomar o conhecimento do público brasileiro.

A segunda parte publica o que seriam os assuntos mais importantes de interesse público, no caso leis, resoluções e diversos atos normativos.

A terceira e última parte do Diário Oficial da União é mais exclusivo, sendo redirecionado para os servidores da Administração Pública Federal, com atos que interessem a tal público.

Para que serve o Diário Oficial da União Vantagens do DOU

Pesquisar
Artigos Relacionados