Dia do Idoso

Dia do Idoso

Dia do Idoso

Dia primeiro de outubro é uma data especial, e deve ser comemorada por todas as pessoas. Não apenas porque é o início de um novo mês, e este representa o quase término do ano. Mas porque essa é a data em que se comemora o Dia do Idoso. Essa data relembra a valorização que deve ser dada aos idosos, e os direitos que eles possuem. A terceira idade é considerada a partir dos 65 anos de idade, em que o indivíduo é classificado como idoso. Esses devem ser respeitados devido as fraquezas a que são submetidos devido a força da idade, e também, pela ampla experiência de vida que possuem.

Origem da data

A data foi criada em 1982, a partir de uma reunião em que participaram inúmeros países, na Áustria. Esta tinha como debate o idoso e suas questões de envelhecer com qualidade de vida. A partir disso, deu origem ao dia.

O dia do idoso no Brasil era comemorado no dia 27 de setembro, tendo sido oficializada em 1999, isso se deve ao dia de São Vicente de Paula. A partir de 2006, o Brasil passou a adotar o dia primeiro de outubro, como o dia do idoso, que se refere a data mundial e a de criação do estatuto do idoso.

Importância da celebração do dia

Essa data tem papel fundamental na sociedade, e precisa ser comemorada por todas as pessoas, independente da faixa etária. Afinal, a terceira idade sofre muito preconceito e desrespeito por muitas pessoas. E essa data visa relembrar as pessoas dos direitos e da importância da valorização dessa faixa etária, afim de causar maior conscientização daqueles que não sabem o valor que cada idoso possui. Além disso, promover a integração social dessa faixa etária, e dar maior qualidade de vida à eles.

Importância do idoso na sociedade

A terceira idade representa as dificuldades as quais as pessoas estão submetidas. Já que, muitos não envelhecem com saúde e de forma satisfatória, precisando de cuidados especiais. Muitos idosos sofrem de depressão e de outras doenças, envolvendo a parte muscular, óssea, de circulação, entre outras. É essencial, portanto, que os idosos recebam uma atenção especial, principalmente de sua família. Caso não possua família, um local de destino pode ser um asilo, em que há profissionais capacitados para manter a qualidade de vida na terceira idade. O importante é ter sempre alguém que possa cuidar deles e dar conforto à eles, fazendo com que estes, sintam-se seguros e amados.

Envelhecimento: processo da vida

Em todo o mundo há mais de 600 milhões de pessoas na terceira idade. Sendo que o envelhecimento faz parte natural da vida de todas as pessoas, afinal, para envelhecer basta estar vivo. Nem sempre esse processo de envelhecimento é encarado de forma natural pelas pessoas, e é necessário a inserção de atividades e atitudes que melhorem a qualidade desses. O respeito com esses indivíduos, é acima de tudo primordial, já que são pessoas mais velhas e que nem sempre tem saúde mental e física adequada. Isso é importante, porque ninguém está imune de passar por esse processo da vida.

Fotos

Confira Fotos sobre Dia do Idoso:

Informações Dia do Idoso Atividades Dia do Idoso Projetos Dia do Idoso Data Dia do Idoso

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados