Dia das Mães

links patrocinados

Dia das Mães

Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data muito comemorada no Brasil, principalmente porque a maioria das pessoas ama as suas mães. Todas as mães são especiais, pois foram elas que nos deram a vida.

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio. Todas as mães merecem um presente especial para mostrarmos o quanto elas são especiais em nossas vidas.

Origem do Dia das Mães

O Dia das Mães foi originado nos Estados Unidos, no início do século XX. A história conta que uma jovem chamada Anna Jarvis entrou em depressão após o falecimento de sua mãe. Algumas amigas preocupadas com o sofrimento de Anna propuseram a ela perpetuar a memória de sua mãe tão amada por meio de uma festa.

Anna adorou a ideia e gostaria que a homenagem fosse estendida para todas as mães norte-americanas, vivas ou mortas. Pouco tempo depois, o ideal se espalhou e a comemoração do Dia das Mães tomou conta do país. Em 1914, o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, oficializou o dia 9 de maio como o Dia das Mães.

História do Dia das Mães

Entretanto, algo parecido com a comemoração atual do Dia das Mães já acontecia na Grécia Antiga. Naquela época, quando a primavera chegava, uma grande festa era feita em homenagem a Reia, a Mãe de todos os deuses.

Depois disso, o registro seguinte de algo parecido com o Dia das Mães é do início do século XVII, na Inglaterra. Por lá, o quarto domingo da quaresma era dedicado às mães das operarias. Nesta data, todas as trabalhadoras ganhavam folga para poderem ficar em casa com suas mães. Esse dia era chamado de ‘Mothering Day’.

No Brasil, o Dia das Mães foi oficializado em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. O ex-presidente escolheu o segundo domingo de maio como a data oficial do Dia das Mães. Já em 1947, o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, decidiu incorporar o Dia das Mães ao calendário oficial da Igreja Católica.

Dia das Mães ao redor do mundo

Em todo o mundo, o Dia das Mães é comemorado de maneira diferente. Alguns países possuem datas fixas para a ocasião, como os Estados Unidos. Outros possuem datas transitórias, caso do Brasil.

Na Rússia, Sérvia, Bulgária e Romênia o Dia das Mães é comemorado em 8 de março. Já no Egito, Síria e Arábia Saudita, a data é celebrada no dia 21 de março. No México, Guatemala, Índia e na Malásia, o dia escolhido foi 10 de maio. No Panamá, o dia 8 de dezembro é o Dia das Mães. Já em Portugal, Hungria, Espanha, Moçambique e Angola, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de maio. Na Noruega, no segundo domingo de fevereiro. Além do Brasil, o segundo domingo de maio é o Dia das Mães na Austrália, China, Dinamarca, Alemanha, Itália, Japão, Canadá e Venezuela. Na Argentina, a data é comemorada no terceiro domingo de outubro.

Fotos

Confira Fotos do Dia das Mães:

Dia das mãesDia das mães
No Brasil o Dia das Mães é comemorado em maioNo Brasil o Dia das Mães é comemorado em maio
Encha sua mãe de presentesEncha sua mãe de presentes

Pesquisar
Artigos Relacionados