Dia das Bruxas

links patrocinados

Dia das Bruxas

Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas é mundialmente conhecido também como Halloween. A celebração se tornou muito popular apesar de ser uma celebração mais usual em países anglo-saxônicos como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e todo o Reino Unido. O Halloween é comemorado no dia 31 de Outubro e traz em si, significados pagãos dos quais não se tem fatos concretos de onde foi seu surgimento.

De onde surgiu

O nome da celebração Halloween é a derivação de duas palavras inglesas, Hallo que significa uma saudação e Evening que significa noite. Halloween seria uma saudação a noite do dia 31 de outubro em provável agradecimento a colheitas ou alguma mudança de luas, dia de celebrar um solstício ou substituição do mesmo, dia de celebrar deuses pagãos.

O Dia das Bruxas é uma tradução livre da língua portuguesa já que não existe na língua inglesa e em países onde o Halloween surgiu. A origem da celebração é de mais de mil anos atrás de povos que habitavam a região da Gália e as ilhas bretãs, a celebração era parte do calendário Celta.

O dia das Bruxas não tem nenhuma relação de fato com a celebração Celta, pois tratava-se de uma celebração do que se chamava Samhaim, que vinha a ser o final do verão, e acontecia entre os dias 30 de outubro até o dia 2 de novembro. Exatamente o dia 31 não se sabe porque ficou marcado.

Gostosuras e Travessuras

O Dia das Bruxas como conhecemos ficou assim conhecido através de filmes e seriados exportados para todo o mundo. Crianças se fantasiam de monstros e bruxas e passam por casas enfeitadas para a noite pedindo por doces, aqueles que não entregam doces as crianças tem suas casas sujas com papeis.

O Dia das Bruxas também é cantado em letras de musicas como da banda Misfits, que trás temas chamados de Horror. Assim como em filmes do gênero de horror que muitas vezes se baseia na noite do Halloween como pano de fundo.

O dia das Bruxas é a data para se fantasiar do sue personagem predileto e assistir filmes de monstros. Também é quando se corta um rosto em uma abobora e dentro dela se acende uma vela.

 

Calendário 2012 12 de Outubro Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida

Calendário 2012 12 de Outubro

Sobre o Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida

Presentes, festas, romarias e orações. Assim é marcado o dia 12 de outubro de todos os anos. Isso porque nessa mesma data são comemorados o Dia das Crianças e o de Nossa Senhora Aparecida. Obviamente, o dia da padroeira dos católicos do Brasil é o que surgiu primeiro e é comemorado há mais tempo.

Fazendo uma consulta ao calendário de 2012, podemos ver que a data cai em uma sexta-feira (como grande parte dos feriados desse ano). Isso que dizer que muitas pessoas vão aproveitar o feriado para viajar e aproveitar a proximidade do final de semana.

Origem

Maria, mãe de Jesus Cristo, recebe vários nomes, um deles é Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida. Essa data comemorativa surgiu porque em 12 de outubro de 1717, na cidade de Guaratinguetá, ocorreu um fato bastante inesperado.

Pescaria e Imagem da Santa

Três pescadores jogavam suas redes no rio Paraíba do Sul e, após muitas tentativas, não conseguiram pescar nenhum peixe. Desceram mais alguns metros e quando um deles jogou a rede apanhou o corpo de uma imagem, que estava no fundo do rio. Ao repetir o gesto, pescou a cabeça da imagem que era de Nossa Senhora da Conceição.

Depois desse santo momento, os pescadores encheram as redes de peixes, fazendo a melhor pescaria de da vida deles. Por conta da aparição, a santa passou a ser chamada de Nossa Senhora da Aparecida.

Origem do Dia das Crianças

A ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou o dia 20 de novembro como Dia Mundial da Criança, pois essa foi a data em que ocorreu a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança.

Contudo, cada país comemora a data dos pequenos de uma forma. Em Portugal, o dia destinado às crianças 1º de junho. Esse mês foi escolhido por ser o sucessor de maio, mês de homenagens à Maria, mãe de Jesus.

Brasil

No Brasil, o dia das crianças ganhou uma data oficial em 1920, por meio do deputado federal Galdino do Valle Filho. Assim, o projeto de lei foi aprovado pelo presidente Arthur Bernardes e virou o dia das crianças.

Entretanto, até 1960 a nunca havia sido comemorada. Para que isso acontecesse foi necessário que a Fábrica de Brinquedos Estrela fizesse uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson. O intuito da promoção era lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar as vendas, porém a ação “saiu melhor que a encomenda” e a data passou a ser comemorada todos os anos com incríveis aumentos nos números de vendagem.

Pesquisar
Artigos Relacionados