DFTrans Horário de ônibus DF

DFTrans Horário de Ônibus DF

Enquanto algumas pessoas conseguem juntar o dinheiro necessário para comprar um carro ou uma moto, outras preferem economizar para gastar com outras coisas, ou simplesmente não tem condições de adquirir um automóvel. Para esses, existe a necessidade de um transporte público. Por isso, a maioria das cidades brasileiras conta com um sistema de transporte coletivo que pode ser usado por qualquer um.

Ao contrário do que se pensa, nem todo transporte coletivo é público. Isso depende da maneira como tal empresa foi autorizada a oferecer os serviços, seja por capital privado ou licitação com dinheiro público, e o caráter do serviço. No caso, uma viagem de ônibus intermunicipal é um serviço privado, mas o transporte coletivo municipal é público.

Responsabilidade coletiva

Por mais que seja uma empresa que disponibilize os carros para toda a população, ainda é necessário fiscalizar o serviço que está sendo prestado aos seus usuários. Afinal, o seu serviço é público e precisa cumprir com os horários esperados pelos usuários.

No Distrito Federal (DF), o órgão responsável por fiscalizar tudo o que diz respeito ao serviço de transporte é a DFTrans – Transporte Urbano do Distrito Federal. Portanto, dentro das atribuições que dizem respeito aos serviços garantidos pela DFTrans estão todos aqueles que levam ao maior conforto e satisfação com o atendimento durante o transporte.

Isso quer dizer que desde o planejamento das linhas de ônibus até o percurso realizado no momento da circulação dentro de um ônibus público devem passar pela fiscalização da DFTrans. Tudo isso consiste em garantir um direito básico de todos os cidadãos, que é o de ir e vir entre os destinos do seu interesse.

Por isso existem tantas críticas com relação à falta de horários que atendam a necessidade de toda a população e de carros que não estejam super lotados. Porém, um discurso usado para defender a maneira como as empresas de transporte público realizam o serviço é afirmar que a lotação de um ônibus foi planejada para ser ocupada na sua totalidade.

Atividades da empresa

Uma maneira de delinear o funcionamento da DFTrans é a partir da identificação das suas funções para com os usuários. Uma delas é informar os usuários sobre os detalhes do serviço, condição básica para permitir que todos saibam como podem usufruir do transporte coletivo. Entre essas informações, uma das principais é com relação aos horários de cada linha.

Para delimitar os horários das linhas de ônibus, uma maneira de organizar as informações é pela região de onde o carro sai. Assim, o cliente consegue identificar o sentido da linha, seja ele partindo do centro em direção a algum dos bairros ou vice-versa. Com isso, além de saber dos horários, o clientes conseguem se programar pelo local de onde precisam sair.

Além disso, cabe à DFTrans manter um banco de dados sobre a realidade estatística das condições do serviço. Com isso, é possível perceber quais as modificações, quais as melhorias e quais os problemas que tem sido enfrentados. Essa é uma estratégia para poder melhorar sempre o transporte público.

Também é a DFTrans quem se responsabiliza pela venda dos bilhetes de transporte que garantem a permissão para entrar nos ônibus. Essas atribuições, entre outras da empresa, permitem que os habitantes do Distrito Federal possam se locomover com o transporte público.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados