Detran PR: concurso público 2014

links patrocinados

Detran PR: concurso público 2014

O Detran (sigla para Departamento Nacional de Trânsito) é uma autarquia que integra a administração executiva estadual. O órgão tem como objetivo principal realizar a fiscalização do trânsito de veículos em suas áreas de cobertura. Apesar de serem administrados na esfera estadual, os Detrans espalhados pelo Brasil têm de seguir a uma regulamentação estabelecida pelo Governo Federal.

Para organizar sua logística de cobertura, o Detran se estrutura em unidades municipais, subordinadas à sede estadual. No Paraná, por exemplo, a sede do Detran se localiza na capital do estado, mas possui diversas outras unidades espalhadas pelos municípios paranaenses. Dentre os órgãos que compõem a estrutura do Detran estão as Seções de Trânsito e as Circunscrições Regionais de Trânsito, conhecidas como Ciretrans.

Atribuições do Detran PR

Detran PR: concurso público 2014 Detran PR: concurso público

Detran PR é um órgão altamente informatizado, que oferece boa parte de seus serviços virtualmente. Com isso, a instituição tem como meta reduzir o número de filas e o tempo de espera daqueles que precisam recorrer a seus serviços. O Detran do Paraná possui um site próprio, onde é possível consultar informações sobre emissão de CNH, multas, licenciamento, pontuação e muito mais. O Detran PR também tem como atribuição o credenciamento dos despachantes, profissionais responsáveis pelo processo burocrático relacionado à documentação de veículos.

Confira Detran PR: concurso público 2014

Confira mais

Em 2013, o Detran realizou um teste seletivo para o credenciamento de 706 novos despachantes no Paraná. Este é um valor considerável, principalmente se levarmos em conta que, antes do teste seletivo, o estado contava com 850 despachantes credenciados. Ou seja, o teste seletivo de 2013 do Detran PR foi realizado para suprir uma carência destes profissionais no estado, quase dobrando o número atual de despachantes.

Para atuar como despachante, é necessário ter, pelo menos, o Ensino Médio completo. Embora as inscrições para o teste seletivo tenham sido realizadas no final de 2013, as provas acontecerão apenas em fevereiro de 2014. O valor da inscrição para o teste seletivo é de R$100. As inscrições estão abertas até o dia 9 de dezembro e, para, conseguir o credenciamento, os candidatos devem atingir uma taxa de acertos igual ou superior a 70% nas provas.

Concurso público 2014

Concursos públicos do Detran PR para 2014

É importante ressaltar que os testes seletivos não são exatamente concursos públicos, mas uma espécie de versão simplificada destes. Além do teste seletivo para credenciamento de despachantes, o Detran está sempre abrindo concursos públicos para variadas áreas. Até o momento, entretanto, o Detran PR não anunciou qualquer concurso público para 2014, mas é provável que o órgão se pronuncie sobre a abertura de um novo processo seletivo em breve.

Detran PR: concurso público 2013

Mais informações

Para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas a concursos públicos do Detran PR, acesse a página oficial do órgão. O teste seletivo para despachantes foi realizado pela banca examinadora Noroeste Concursos. A página oficial da Noroeste Concursos também é uma boa fonte de informação para possíveis concursos futuros do Detran PR, além de outros órgãos públicos do estado. Enquanto o Detran PR não abre um novo concurso público, é possível se adiantar e ir estudando as provas anteriores do órgão, disponíveis em páginas especializadas, como PCI Concursos.

Pesquisar